Deputada Francisca Primo destaca encontro sobre alimentação escolar

Nice Moraes/ Agência Assembleia
22/06/2017 12h00 - Atualizado em 22/06/2017 14h56

Deputada Francisca Primo destaca encontro sobre alimentação escolar

A deputada Francisca Primo (PCdoB), em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira (22), parabenizou o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC, que em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação -  FNDE, está realizando o encontro técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que tem como objetivo capacitar gestores, nutricionistas e conselheiros da alimentação escolar vinculado ao programa.

O encontro que começou ontem no auditório Fernando Falcão, e termina hoje, no Convento das Mercês, contou com a presença de Francisca Primo que destacou a importância desses debates pois se trata não só da alimentação dos alunos, mas também de educação. “Crianças alimentadas na forma recomendada por profissionais qualificados é um grande passo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado mais produtivo”, afirmou ela.

Em seguida, ela lamentou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar já existe há seis décadas e ainda possui vários desafios a serem superados, entre eles, as ausências de autonomia aos profissionais de nutrição; valorização da categoria e a falta de estrutura. “É preciso trabalhar a conscientização da população em geral, administradores, mães, conselheiros, agricultores, instância de controle social, merendeiras e alunos”, disse a deputada, destacando ainda que houve um avanço da Lei 11.947/2009 que trata da obrigatoriedade na compra de, no mínimo, 30% da agricultura familiar no programa.

Ao final, ela fez um apelo aos gestores municipais que deem prioridade para esse assunto, compre da agricultura, pois assim estarão gerando renda aos produtores rurais e levando um alimento mais adequado às crianças. “Quero destacar mais uma vez que esse evento é de grande importância para o nosso Estado, para o nosso município. Parabenizo mais uma vez a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC pela realização desse evento”.

A deputada Francisca Primo (PCdoB), em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira, 22, parabenizou o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação - SEEDUC, que em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação -  FNDE, está realizando o encontro técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que tem como objetivo capacitar gestores, nutricionistas e conselheiros da alimentação escolar vinculado ao programa.