Danças típicas e animação marcam festa de São João da Creche-Escola Sementinha

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
23/06/2017 09h40 - Atualizado em 23/06/2017 14h21

Danças típicas e animação marcam festa de São João da Creche-Escola Sementinha
Foto original

Com danças típicas do período junino e muita animação, os alunos do Maternal e da Pré-Escola se apresentaram, na manhã desta sexta-feira (23), no arraial da Creche-Escola Sementinha, que foi cuidadosamente organizado pela direção, com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).  

Familiares dos alunos lotaram a plateia para prestigiar o passo-a-passo das coreografias, ensaiadas com muito carinho pelas professoras de suas respectivas turmas.

A primeira apresentação ficou por conta da Pré-Escola I - A, que trouxe mais colorido para a festança com a ‘Dança da Fita’. Depois, em ritmo de quadrilha, as crianças da Pré-Escola II - A mostraram que entendem mesmo de forró ao som de ‘Xote Da Alegria’.

A turminha da Pré-Escola I – B também fez bonito, em seguida, com a ‘Dança da Pipoca’, e o Maternal II com o ‘Pula pipoquinha’ e ‘Pula fogueira’.

Com pouco tamanho, mas cheios de gingado, os pequeninos do Maternal I mostraram, logo depois, como se dança o Carimbó. Já na penúltima apresentação, a Pré-Escola II – B dançou o forró.

O Boi da Creche-Escola Sementinha encerrou as apresentações abrilhantando ainda mais o Arraial.

Culminância

Para a Sementinha, o período junino é uma excelente oportunidade de promover estudos sobre aspectos culturais e, especialmente, os folclóricos, resgate da história do festejo junino e a valorização da cultura maranhense, ampliando as experiências dos alunos por meio do contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais.

A diretora da escola, Bruna Abreu, explicou que foram realizados estudos, de acordo com o interesse e nível de cada turma sobre danças, músicas, comidas e indumentárias típicas que abordam essa temática.

“Hoje, dia das apresentações, é uma culminância de todos os estudos realizados em sala de aula em torno da temática junina, ou seja, é um momento de compartilhar o que foi aprendido. A Escola faz questão de entrar nesse movimento que já faz parte da cultura do  Maranhão”, explicou.


Banner