AL concede Título de Cidadão Maranhense ao presidente da Fapema e à coordenadora da Unicef

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
28/06/2017 12h52 - Atualizado em 28/06/2017 13h18

A Assembleia Legislativa concedeu Título de Cidadão Maranhense, em sessão solene nesta quarta-feira (28), ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira de Souza, e à coordenadora da Unicef no Maranhão, Eliana Almeida. A homenagem e o reconhecimento foram propostos pelo deputado Bira do Pindaré (PSB).

A sessão especial foi presidida pelo deputado Cabo Campos (DEM), com abertura da Orquestra de Berimbaus ‘Mulheres Capoeiras’. O parlamentar chamou para compor a mesa, além dos dois homenageados, a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; o secretário-adjunto de Proteção Social, Rodrigo Desterro; e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Costa.

Eliana Almeida é natural de Belém, capital do Pará, e graduada em Serviço Social. Ela chegou ao Maranhão em setembro de 1992, quando iniciou suas atividades pela Unicef. Já Alex Oliveira de Souza nasceu em Campina Grande, na Paraíba. É graduado em Arquitetura e Urbanismo, e veio para o Maranhão em abril de 1995, trilhando uma extensa trajetória pela vida acadêmica.

O deputado Bira do Pindaré, autor do requerimento, destacou que a solenidade celebra a vida, a história e a luta de duas pessoas, que já marcaram o seu tempo, sua época e existência no Maranhão.

“Temos hoje dois exemplares da melhor espécie de seres humanos. Só concedo título para quem tem raiz e contribuição para a história do Maranhão. É um reconhecimento a quem merece e aqui estamos diante de duas pessoas que merecem esse título, pois adotaram o Maranhão e trabalham pelo estado a vida inteira”, assinalou.

Eliana Almeida agradeceu a homenagem do deputado Bira do Pindaré e da Assembleia Legislativa e, emocionada, ressaltou que a maior parte da sua carreira foi construída no Maranhão. “Agradeço a essa Casa legislativa por ser reconhecida filha dessa terra, que há 25 anos acolheu a mim e a minha família. O Pará me deu o lápis, mas o Maranhão me deu o papel para que eu pudesse desenhar a maior parte da minha trajetória profissional”, declarou a coordenadora.

Alex Oliveira de Souza também agradeceu o reconhecimento e a confiança no trabalho que vem desenvolvendo. “Sinto-me honrado com a homenagem e agora estamos irmanados nesse trabalho pelo Maranhão. Será sempre uma honra imensa na minha vida já ter feito parte da Fapema”, afirmou.