Bira destaca denúncia contra Temer, por corrupção, e conclama bancada federal a votar a favor do povo

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
28/06/2017 18h12 - Atualizado em 30/06/2017 08h20

Bira destaca denúncia contra Temer, por corrupção, e conclama bancada federal a votar a favor do povo
Foto original

A Procuradoria Geral da República denunciou o presidente da República, Michel Temer (PMDB), por crime de corrupção. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) levou o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa e destacou que é a primeira vez na história do Brasil que um presidente é denunciado por crime comum, tipificado no Código Penal.

Fazendo referência a outras duas denúncias, o parlamentar, acrescentou que, agora, Temer está mais enrolado do que nunca. De acordo com ele, além do crime de corrupção, há denuncia também de crime obstrução da Justiça e crime por lavagem de dinheiro. Cabe, agora, à Câmara Federal decidir se aceita ou não as denúncias.

“Na ânsia de rejeitar, adianto aos deputados federais que terão de fazê-lo sucessivas vezes. Será desgaste enorme! Eu não queria está na pele dos deputados que ajudaram a construir esse momento perverso para a história do Brasil. A pressão será imensa, e muitos já estão pensando na estratégia que usar para não participar da votação, mas o povo tá atento” alertou.

Bira do Pindaré defendeu que a bancada federal maranhense seja uníssona e, desta vez, tenha sintonia com o sentimento da população maranhense, que não respalda um presidente acusado de corrupção.

“A população vai saber quem é quem, nesse jogo difícil na conjuntura nacional. E eu espero que, nesse momento, a nossa bancada represente este sentimento, e não os interesses mesquinhos daqueles que querem apenas tirar proveito desse governo moribundo, que é o governo do Michel Temer. Então, que os deputados federais do Maranhão realmente tenham uma postura diferenciada”, ressaltou.

Ele acrescentou também que o Maranhão e o mundo inteiro estão acompanhando o que acontece no Brasil. Segundo afirmou, uma página tão infeliz da nossa história marcada por grandes esquemas e golpe, mas também pelas grandes manifestações da população.

O deputado frisou que o povo não aceita e não respalda o presidente que está posto pela forma que chegou ao poder, sem o respaldo do poder universal – o voto, e com todas as medidas e ações que tem executado em plena luz do dia, tirando direitos da população brasileira. Bira defende que apenas com o reestabelecimento da democracia que todas as crises no Brasil poderão ser resolvidas.

“Digo e repito, o que está faltando são Eleições Diretas para presidente da República. Não há democracia sem participação popular. Não há! A vergonha perante o mundo é colossal. A presença do Temer na Rússia e na Noruega mostrou mais uma vez que o Brasil não tem governo”, frisou ao relatar o caso na Organização dos Estados Americanos (OEA), em que o representante do Brasil foi desmoralizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. "Quem és tu para questionar a Venezuela? Qual é a democracia que existe no Brasil? Um presidente corrupto", foi a resposta pela Venezuela.

O parlamentar concluiu sua fala na Assembleia, conclamando a renuir esforços e voz em torno da luta pelo afastamento do presidente Temer e a realização de Eleições Diretas para presidente da República. “Qualquer outro engendramento não passa de arremedo, e não resolve o problema da crise porque é político, é a nossa democracia que foi ferida e enquanto a gente não restaurar a democracia no Brasil essa crise não tem fim. Por isso, precisamos retomar o processo democrático com a participação do povo”, finalizou.


Banner