Bira do Pindaré solicita internet gratuita para municípios com menor IDH

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
30/06/2017 08h18

Bira do Pindaré solicita internet gratuita para municípios com menor IDH
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) solicitou a implantação da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet) para os trinta municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A democratização do acesso à internet é uma das preocupações do parlamentar, que destacou da tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão a importância e o êxito do programa implantado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), quando o deputado ainda era responsável pela pasta.

“O Maranet foi pensado desde o início da gestão do governo Flávio Dino, quando observamos os números e verificamos que o Maranhão tinha a maior exclusão digital do Brasil. À época, decidimos que alguma coisa precisava ser feita para facilitar o acesso da população à internet, para democratizar o acesso a este serviço que, hoje, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer município”, relatou.

O parlamentar frisou insumos como abastecimento de água e energia elétrica são fundamentais para o desenvolvimento, e que é inegável a representatividade que o acesso à internet tem nesta base. E que, por este motivo, o Estado acerta ao desenvolver um programa voltado para a democratização do acesso à internet como é a Maranet. Alguns municípios já estão recebendo o serviço em caráter experimental.

Não tem as condições técnicas para de maneira imediata atender todos os municípios do Estado. Não tem, porque infelizmente o Maranhão não possui um cinturão digital. Não tem cabeamento de fibra ótica que atenda todos os municípios. Mas já há um satélite que foi lançado há pouco tempo, satélite brasileiro, que talvez facilite isso, a cobertura de internet. Então, por essa razão, eu acredito que nós temos condições de começar a estender o serviço, e possa levar de imediato o serviço para os 30 municípios do Programa mais IDH.

“Ainda que em caráter experimental, que pudesse atender logo os municípios com menor IDH do Estado do Maranhão, porque seria uma enorme contribuição para elevar a condição de desenvolvimento. Defendo também que outros municípios sejam atendidos e já tenho feito isso por meio de indicações, assim como outros parlamentares aqui também já fizeram”, defendeu ao parabenizar o governador Flávio Dino e o secretário Jonathas Almada pela excelente iniciativa.


Banner