Comissão de Assuntos Municipais dialoga com representantes da Federação de Consórcios Públicos

Aurina Carneiro/ Agência Assembleia
05/07/2017 10h08

A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional realizou, na manhã desta quarta-feira (5), uma reunião de trabalho com representantes da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) e presidentes de consórcios públicos maranhenses, para definir encaminhamentos do processo de implementação dos consórcios em todas as regiões do Estado.

O presidente da Comissão, deputado Bira do Pindaré (PSB), declarou que a partir de agora, em parceria com diversos órgãos e instituições, a Assembleia Legislativa realizará um grande trabalho de discussão sobre estes consórcios: “Já temos a experiência de consórcios aqui na nossa região metropolitana, de forma que esta ideia de expansão da política municipalista se casa perfeitamente com os esforços do governo do Estado no sentido de assegurar um salto na qualidade de vida da população”, frisou Bira do Pindaré.

Durante a reunião, que contou também com a presença dos deputados Rafael Leitoa (PDT) e Antônio Pereira (DEM), e do vereador Raimundo Penha (PDT), o secretário geral da Femaci, Ronald Damasceno, convidou os deputados para participarem do Congresso Maranhense de Consórcios, que será realizado em São Luís, no auditório da OAB-MA, entre os próximos dias 25 e 27 de julho.

Para o deputado Rafael Leitoa, este é um momento de proximidade do governo com os consórcios além de um importante marco que será revertido em benefícios para a população maranhense.

Segundo Ronald Damasceno, dentre os assuntos que serão abordados no Congresso Maranhense estão a questão da regionalização da saúde e a garantia das condições para execução do Programa Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS).

“Temos a ideia de regionalização como uma importante ferramenta para a gestão do Maranhão”, afirmou Ronald Damasceno. Segundo ele, há um processo em curso para que, até o final do ano, o Estado conte com um total de 10 consórcios públicos. Também participaram da reunião Magda Gonçalves, consultora de saúde, e Cláudia Brandão, coordenadora de programas e projetos da Femaci.

A ideia é que o Congresso Maranhense conte com a presença de integrantes de todos os consórcios, dentre os quais o dos Vales do Turi e Gurupi (Conturi), do Lagos Maranhenses (Conlagos), do Sul Maranhense (Condersul), do Leste Maranhense (Conleste) e do Sertão Maranhense (CIDR Sertão).

A abertura do diálogo com a Comissão de Assuntos Municipais foi destacada pelo secretário geral da Femaci como um avanço importante para que as políticas públicas cooperadas se consolidem no Maranhão. “É fundamental que as instâncias de poder dialoguem. É esse trabalho de mãos dadas que buscamos para o Maranhão e sabemos que estamos abrindo caminhos para isso”, frisou Ronald Damasceno.