Bira destaca obra na Forquilha e defende 'Mais Asfalto' para corredores, interbairros e região dos limites

Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
05/07/2017 18h47 - Atualizado em 06/07/2017 11h33

Bira destaca obra na Forquilha e defende

A mobilidade urbana da Ilha de São Luís é uma preocupação antiga, que tem tido avanços importantes desde que Flávio Dino (PCdoB) assumiu o Governo do Maranhão e tem feito parcerias importantes com as prefeituras. O assunto foi levado à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (05), pelo deputado estadual Bira do Pindaré, que destacou a importância das obras na região da Forquilha, e defendeu que é preciso avançar ainda mais. Neste sentido, solicitou a priorização dos corredores de transporte público, do interbairros e da região dos limites territoriais entre municípios no programa ‘Mais Asfalto’.

Segundo frisou o parlamentar, as obras executadas na Forquilha, que garantiu a drenagem profunda e o reordenamento do trânsito na região, resolveram um dos problemas mais antigos da capital. Isso, afirmou, só foi possível graças ao caminho do diálogo fruto da parceria entre o Estado e a prefeitura de São Luís, beneficiando também Paço do Lumiar e São José de Ribamar que finalmente chegaram a um entendimento para resolver problemas que convergem ou interferem na qualidade de vida da população dos municípios da Ilha.

“Ali havia um problema de estrangulamento muito grave e representava um grande transtorno para a população. Nesse tempo de crise não havia recurso suficiente para garantir a construção de um viaduto, que foi inclusive, tema de promessas de campanhas. E o que aconteceu? O Governo do Maranhão e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fizeram aquilo que era elementar, sentaram e encontraram uma alternativa que resolveu o problema. De modo que destaco que sem a Prefeitura de São Luís seria impossível a solução, porque de fato os técnicos da Prefeitura são os responsáveis por esse projeto grandioso com uma eficiência realmente reconhecida por todos. E não adianta inventar história, porque quem mora e circula naquela região é testemunha do que era antes e do que é agora”, explicou.

Ele acrescentou que a obra custou muito menos aos cofres públicos e garantiu a solução para o trânsito, criando as alças alternativas e e resolvendo os problemas dos alagamentos. O problema, segundo pontuou, era muito maior do que o imaginado, sobretudo pela questão da drenagem profunda, onde foi colocado 5 km de tubulação para ajudar a resolver os problemas dos alagamentos. O deputado destacou que não é uma solução definitiva, mas afirmou que foi feito já resolveu mais de 80% dos problemas que havia na região.

No mesmo sentido, Bira do Pindaré defendeu que é preciso avançar ainda mais com a finalidade de definir as áreas prioritárias para inclusão no ‘Mais Asfalto’, tendo em vista que o programa ainda não tem perna para cobrir todos os lugares. Dentre as prioridades, os corredores do transporte coletivo – pela convergência geral; as vias interbairros, com o objetivo de aliviar os congestionamentos nas avenidas principais, garantindo o fluxo interno entre os bairros; e, o terceiro, a região entre os limites dos quatro municípios da Ilha, que carecem da atenção pelo abandono que sofreu ao longo dos anos.

“É a região mais abandonada que existe da Ilha de São Luís, e compreende a região do Parque Vitória, onde o governador já iniciou um trabalho e já anunciou mais R$ 10 milhões de investimentos; as regiões do Novo Cohatrac, do entorno da cidade Olímpica, das Vilas em São José de Ribamar, da Pirâmide. Portanto, dezenas de bairros que não têm um palmo de asfalto e precisa também ser priorizada nesse plano de investimento”, afirmou.

Ele citou ainda o interbairros, que, caso a proposição seja atendida, vai beneficiar a área Itaqui-Bacanga facilitando o acesso do Anjo da Guarda, Fumacê, Vila Nova, Alto da Esperança; da Vila Embratel e Sá Viana; do Coroadinho integrado com o Bairro de Fátima, João Paulo, Coroado; além da Zona Rural.

“O interbairros vai atender a maior parte da nossa população que vive nos bairros mais populares de São Luís, e isso tudo ajuda a melhorar a mobilidade. Portanto, eu queria propor essa priorização, tenho certeza de que o governador Flávio Dino, juntamente com o prefeito Edivaldo e os demais prefeitos da ilha, fazendo esse plano e definindo essas prioridades, nós vamos ter um efeito gigantesco no que diz respeito às melhorias da mobilidade urbana na Ilha”, defendeu ao reconhecer e elogiar o que já está sendo feito.