Bira do Pindaré defende implantação do IEMA na área Itaqui Bacanga

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
15/08/2017 08h01

Bira do Pindaré defende implantação do IEMA na área Itaqui Bacanga
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu à tribuna, nesta segunda-feira (14), para solicitar a implantação da unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na área Itaqui Bacanga, em São Luís. Segundo o parlamentar, a região, que possuí mais de 200 mil habitantes, é estratégica para o desenvolvimento do estado.

“O IEMA é uma grande conquista para o estado do Maranhão e a área do Itaqui-Bacanga é uma região na qual temos forte presença do PIB maranhense. Ali nós temos a Vale do Rio Doce, o Porto do Itaqui, e grandes empresas que exigem formação técnica para a contratação de profissionais”, defendeu.

Para o socialista, é fundamental que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), estude a viabilidade técnica e implante uma escola técnica plena, integrada ao ensino médio, para oferecer, em tempo integral, formação técnica aos jovens daquela região.

Bira, que foi já secretário da Ciência e Tecnologia e coordenou a implantação do IEMA e da Rede de Educação Profissional do Maranhão, reconheceu o esforço que o governador Flávio Dino (PCdoB) tem se feito para, mesmo em tempo de crise, valorizar, inovar e qualificar a educação técnica profissional e gratuita em todo o estado. Não à toa, a educação é, seguramente, uma das maiores marcas deste governo.

“Mas quero pedir um esforço maior ainda a fim de atender essa área que considero estratégica para o desenvolvimento do Maranhão, inclusive uma iniciativa como essa pode ser estudada em parceria com as próprias empresas da região”, sugeriu ao acrescentar que a parceria pode reforçar a iniciativa, ajudando na implantação de laboratórios e equipamentos para formação profissional desses jovens que vão ter sua oportunidade de emprego ali mesmo na região.

Ele disse ainda que não importa o bairro, desde que a região seja contemplada e a população atendida dentro da rede profissional com a viabilidade da primeira unidade do IEMA na região da área Itaqui-Bacanga.


Banner