Diretoria de Saúde inicia campanha de conscientização ‘Hepatite Zero’

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
16/08/2017 11h15 - Atualizado em 17/08/2017 09h04

Diretoria de Saúde inicia campanha de conscientização ‘Hepatite Zero’
Foto original

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa, juntamente com o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), iniciou, nesta quarta-feira (16), a campanha de conscientização ‘Hepatite Zero’. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar os servidores da Casa sobre os tipos de hepatite, que é uma doença silenciosa e, na maioria dos casos, assintomática.

A campanha terá dois momentos. A primeira etapa é a de conscientização, que se estenderá até o dia 31 de agosto, com a realização de testes rápidos para detectar casos de Hepatite B, C e Sífilis, orientação, aconselhamento e encaminhamento aos locais de referência. Já o segundo momento está previsto para o mês de setembro, com a etapa de imunização.

“Estamos novamente trazendo um trabalho de prevenção para a Assembleia Legislativa, e ficaremos até o final do mês fazendo essa busca dos pacientes que não sabem que têm a doença, ou mesmo para eliminar essa chance de ter. Estamos fazendo essa triagem agora, com a própria equipe do setor, treinada pela Vigilância Epidemiológica e com material oferecido pela SES e Semus. Esperamos uma boa média de pacientes para fazer esse exame até o final do mês”, explicou Katyane Vasconcelos, coordenadora de Enfermagem da AL.

Para os servidores, a campanha é oportuna, haja vista a importância de cuidar da saúde permanentemente. “É uma campanha muito importante, pois ficamos sabendo se temos algum problema e vamos procurar recursos. É melhor prevenir”, afirmou a servidora Maria das Mercês de Carvalho.


Banner