Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado

Nice Moraes/ Agência Assembleia
24/08/2017 13h19 - Atualizado em 25/08/2017 08h52

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou na manhã desta quinta-feira (24), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado anualmente amanhã, dia 25.

O deputado Wellington do Curso (PP) foi o idealizador da homenagem aos milhares de soldados que fazem parte das Forças Armadas Brasileira, Policiais Militares, Bombeiros Militares e Guardas Municipais que trabalham em todo Maranhão. A abertura da sessão solene, foi feita pelo vice-presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB). As bandas do Exército e da Polícia Militar, executaram, respectivamente, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Maranhão.

Durante o seu discurso, o deputado Wellington do Curso agradeceu a presença das autoridades, soldados, civil e alunos que prestigiaram a sessão. Falou sobre a importância da data e da sua alegria de ter sido o autor daquela homenagem, principalmente pelo fato de já ter sido sargento do Exército Brasileiro, durante 15 anos. “Amanhã, dia 25, é o Dia do Soldado e a Assembleia presta uma justa homenagem aos soldados que fazem a segurança, principalmente, no Maranhão. Este momento é diferente, por que todos são soldados – desde general, coronel, capitão, oficial e praças. Eu fui soldado do Exército, fui sargento durante 15 anos e, como sargento, também fui soldado. Então, é uma justa homenagem que a Assembleia Legislativa presta a esses homens e mulheres que prestam um trabalho de suma relevância”, enfatizou Wellington do Curso.

Ele frisou também que, muitas das vezes se fala de soldado como estivesse discriminando, como se fosse algo que não tivesse importância. “Pelo contrário, é tão importante por está na base. Todos são soldados. Nós temo ai, por exemplo, a Polícia Militar do Estado do Maranhão que faz um brilhante trabalho e tem na sua maior composição, soldados, que estão no dia-a-dia na rua, e o soldado cidadão, educado e polido que preta informação, que faz o combate à criminalidade, que faz a segurança, que faz da sua vida, a segurança das nossas vidas. Muitas das vezes, por exemplo, o soldado da Polícia  Militar sai de casa vivo e não sabe se volta pra casa pra combater a criminalidade, pra nos defender”, afirmou o deputado.

Justa homenagem

O deputado Othelino Neto agradeceu a presença de todos e elogiou a iniciativa do deputado Wellington do Curso por ter sido o autor daquela homenagem. “Esta é uma justa homenagem. Vocês realmente são merecedores, pois muitas das vezes arriscam suas vidas para defender a sociedade”, disse Othelino Neto.

Presentes à solenidade o comandante da Polícia Militar do Estado do Maranhão, coronel Frederico Pereira; o tenente-coronel, Gomes da Silva, representando o Exército Brasileiro – 27 Circunscrição de Serviços Militares – CSM; o coronel Luciano Valentin Rechiuti, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara; o tenente Coronel Almir Pontes, subdiretor de ensino, representando o coronel Laércio Ozório; o tenente-coronel Marcos Vinícius, do 24 Batalhão de Infantaria Leve - BIL; o tenente-coronel Márcio Roberto, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto; soldados e praças.

Cumpir missão

“Nós ficamos muito dignificados quando somos homenageados aqui na Assembleia Legislativa”, disse o tenente-coronel do 24º Batalhão de Infantaria Leve, Marcos Vinícius. Ele informou que no Estado do Maranhão, existem três organizações militares: O 24º Batalhão de Infantaria Leve; a 27º Circunscrição do Serviço Militar, sediados em São Luís e o 5º Batalhão de Infantaria de Selva, localizado em Imperatriz. “Todas essas unidades operacionais estão destinadas a participar da segurança integrada do nosso Estado e cumprir a sua função constitucional, defendendo a pátria. Nossa rotina de preparo é diária, constante, para sempre estarmos prontos para cumprir a sua missão.  Hoje, nós temos no Exército 480 homens e mulheres”, disse Marcos Vinícius.

Momento significativo

O comandante da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Cononel Pereira disse que ficou muito feliz pela homenagem e agradeceu ao deputado Wellington pela homenagem. “A Semana do Soldado é muito significativo para nós. Todos nós somos soldados; sabemos que uma democracia só pode subexistir se tiver soldado trabalhando em função dela. As polícias militares e os militares, obviamente, são os sustentáculos da ordem em qualquer país, seja ele de que regime for. Esse é o momento que a gente homenageia os nossos policiais militares e eu agradeço à Assembleia Legislativa que tem um carinho muito especial pela Polícia Militar. Não é a primeira vez que os nossos eventos são feitos aqui: recentemente, nós tivemos o Encontro das Mulheres Policiais Militares”, afirmou o coronel Pereira.

Ao finalizar, ele mais uma vez agradeceu e disse esperar que com aquele evento a figura do policial militar possa ser exaltado. “É necessário que nós exaltemos a figura do policial militar do Estado do Maranhão porque são homens e mulheres dedicados e que tem feito um trabalho digno de elogio e eu fico muito grato a Deus por isso e à Assembleia Legislativa por nos receber mais uma vez aqui no plenário”.