Bira registra dia estadual dos bancários e declara apoio à luta da categoria

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
29/08/2017 12h08 - Atualizado em 29/08/2017 12h10

Bira registra dia estadual dos bancários e declara apoio à luta da categoria
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) cumprimentou, na tarde desta segunda-feira (28), os bancários maranhenses pelo dia 28 de agosto, data que é feriado para a categoria no estado do Maranhão graças à Lei 10.100 de autoria do parlamentar. Ele afirmou também que muito ainda precisa ser conquistado e declarou que continua firme na luta em defesa dos direitos dos bancários e da população.

“Uma categoria centenária que merece todas as homenagens e reconhecimento. Então, da mesma forma que nós temos o dia dos Professores, dos Comerciários e dos Servidores Públicos, os bancários no Maranhão também ganharam o seu dia. Portanto, hoje é um dia de lembrar a luta dos que resistem contra os desmandos dos banqueiros que lucram absurdamente, e lucram independente da crise”, afirmou.

O parlamentar, em complemento, frisou que o segmento que não sofre qualquer abalo com as crises econômicas do Brasil e do mundo é exatamente é o setor financeiro, que envolve os banqueiros, que representam, de acordo com ele, meia dúzia de famílias que controlam os bancos no Brasil inteiro.

Nesse sentido, o socialista levantou preocupação com a informação que recebeu no último domingo (27), durante festa organizada pelo Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão, de que os banqueiros estão empenhados em derrubar a legislação que confere aos bancários o feriado. Algo, segundo destacou, que já conseguiram nos estados da Paraíba e do Piauí, mas que o Maranhão tem resistido bravamente.

“E vamos manter essa luta para que a gente possa assegurar esse direito à categoria no Brasil inteiro. Nada mais justo para uma categoria que trabalha tanto. Se as filas existem, a culpa não é da categoria, mas dos banqueiros, que não colocam bancários suficientes para atender a população e restringem o horário de atendimento. Mas a categoria é empenhada, combatente, qualificada e produz resultados extraordinários”, frisou ao citar o Fundo de Garantia como exemplo. “Se não fosse o corpo funcional da Caixa Econômica aquela operação seria impossível”, acrescentou.

Bira do Pindaré é bancário concursado e foi presidente do Sindicato do Maranhão. Trabalhou em todas as áreas do banco e nunca abandonou a carreira, pelo contrário, sempre somou forças a luta da categoria.

“De maneira que fica a nossa homenagem aos bancários da Caixa Econômica, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú, do Unibanco, do HSBC, de todos os bancos que ainda resistem dentro desse contexto difícil da economia nacional e internacional”, concluiu ao cumprimentar o atual presidente do Sindicato dos Bancários, Eloy Natan, pelo empenho e condução da luta pelos direitos da categoria em todo o estado.


Banner