Assemae amplia agenda de atuação no Nordeste

icone-whatsapp
Divulgação
29/08/2017 18h47 - Atualizado em 29/08/2017 18h50

Assemae amplia agenda de atuação no Nordeste
Foto original

Com a confiança de quase dois mil municípios associados, a Assemae está presente em todas as regiões do Brasil para defender o saneamento público de qualidade.  Na semana passada, a entidade participou do 3º Congresso Maranhense de Consórcios Intermunicipais, em São Luís, reafirmando o compromisso junto aos associados nordestinos na luta por municípios mais saneados e sustentáveis. 

Durante o evento, que ocorreu na Assembleia Legislativa do Maranhão, representantes da diretoria nacional da Assemae destacaram o protagonismo dos municípios no setor de saneamento básico e o papel da gestão associada como instrumento de desenvolvimento urbano. Na ocasião, a entidade se reuniu com o presidente da Assembleia do estado, deputado Humberto Coutinho, que recebeu um exemplar do livro de experiências exitosas publicado pela Assemae e também parabenizou o trabalho da entidade a favor dos municípios. 

O conselheiro da Assemae e diretor geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, Carlos Alberto Martins, ressalta a contribuição da Associação para os serviços municipais da região. “É preciso destacar que a presença da Assemae em nosso estado fomenta a implantação de novas tecnologias e de conhecimentos na área de saneamento básico, permitindo o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população”, frisou. 

Segundo o presidente da Assemae Regional Nordeste II (MA/PI) e diretor do SAAE de Campo Maior, João Francisco Lima, a entidade permanece à disposição dos municípios para fortalecer a agenda de atuação na região. “Com o apoio da diretoria nacional, estamos ampliando as atividades da Assemae no Nordeste para aperfeiçoar a capacidade técnica e institucional dos associados, o que inclui a realização de eventos, oficinas e intercâmbio de experiências”, informou.  

A Assemae foi convidada para diversas mesas de diálogo do evento, com a participação do secretário executivo Francisco Lopes, além dos conselheiros nacionais João Francisco Lima, Ronald Damasceno, Carlos Alberto Martins e Marlon Barbosa. Os especialistas abordaram a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2010), os desafios para elaboração dos planos municipais, a regulação enquanto mecanismo de sustentabilidade, e as atribuições dos municípios no contexto interfederativo. 

Conforme relata o diretor de Desenvolvimento Associativo da Assemae e secretário geral da Federação Maranhense de Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, o encontro permitiu a construção do diálogo entre os consórcios e os parceiros do Governo Federal, debatendo os principais pontos das políticas de planejamento urbano. “Para 2018, planejamos a promoção de congressos preparatórios em cada um dos consórcios maranhenses, e, mais uma vez, queremos contar com a parceria da Assemae”, afirmou. 

Promovido pela Femaci, o Congresso reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições responsáveis pelo financiamento, monitoramento e parceria na execução de políticas públicas. Nos próximos dias, a organização divulgará uma carta de recomendações para o setor, considerando as discussões realizadas no encontro.


Banner