Graça Paz enaltece trabalho da Codevasf em prol das bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Mearim

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
30/08/2017 15h30

Graça Paz enaltece trabalho da Codevasf em prol  das bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Mearim

A deputada Graça Paz enalteceu, na sessão dessa quarta-feira (30), o trabalho da Companhia em Defesa do Vale do São Francisco (Codevasf) em prol das bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Mearim, no Maranhão. Ela defendeu também a aprovação do Projeto de Lei do senador Roberto Rocha (PSB), que amplia para todo Estado a atuação da Codevasf.

“É sabido por todos que sou defensora do Codevasf, empresa pública federal que conheci e passei a ter grande admiração pelo trabalho que vem realizando em nosso Estado. Apesar da importância da companhia e dos 43 anos de atuação no Maranhão, a Codevasf é muito jovem, sua a oitava Superintendência Regional, com sede em São Luís, só foi inaugurada no ano de 2012, por isso ainda pouco conhecida. Esta empresa pública é vinculada ao Ministério da Integração Nacional e tem como objetivo promover o desenvolvimento e a revitalização das Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social”, contou.

No Estado, a Companhia atua em apenas 147 municípios e conta com o quadro reduzido de funcionários, mas empenhados, dedicados e a competentes, segundo a parlamentar, que faz com que a Superintendência Regional alcance resultados extremamente importantes. “Apesar do claro objetivo e da sua situação, a Codevasf sempre priorizou as regiões que enfrentam mais problemas causados pela escassez de água, no tocante o norte de Minas Gerais e o semiárido nordestino. O Maranhão enfrenta uma espécie de preconceito histórico geopolítico. Estamos localizados na região Nordeste, fazemos parte da Amazônia Legal e ainda temos características de Cerrado ao Sul. Isso sempre fez com que a nossa identidade fosse questionada nos causando prejuízos de toda a ordem, principalmente socioeconômica. Nosso Estado sempre foi visto de outra forma, terra abençoada, por chuvas abundantes e grandes rios perenes cortando o nosso território e é verdade, mas a realidade hoje não é das melhores”, explicou.

A deputada disse que apesar do Estado guardar 60% das águas interiores do Nordeste em 12 bacias hidrográficas, essas são as áreas que sofrem a metade do ano com longas estiagens. “Nesta época em que estamos, já terminando o período chuvoso, temos a ilusória impressão que os nossos rios estão muito saudáveis. Não é verdade, eles agonizam e correm sérios riscos de desaparecerem. Para se ter uma ideia o nosso maior rio genuinamente maranhense, o Itapecuru, tem trechos em que se atravessa andando no período de estiagem. A mesma coisa acontece na Baixada Maranhense. Neste momento ainda somos brindados com belas paisagens. Os campos estão alagados, temos peixe em fartura, os animais têm alimento em abundância, mas com o fim das chuvas tudo começa a secar. A pouca água que sobra se mistura à água salgada que invade, tornando o solo impróprio para o cultivo e comprometendo o consumo humano e dos rebanhos criados”, detalhou.

Graça Paz destacou também o trabalho feito pelo senador Roberto Rocha, em Brasília, para assegurar que “o grande sonho do baixadeiro comece a criar contornos de realidade com a implantação do sistema de Diques da Baixada que promoverá a redenção da Baixada Maranhense”. Informou que os recursos foram garantidos e o edital para elaboração do estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório foi publicado no dia 31 de maio, com investimentos de 21 milhões de reais ainda em 2017, destinados ao projeto executivo, e outros 90 milhões de reais, a partir de 2018, para a execução da obra sobre a responsabilidade da Codevasf.

Diversos deputados em apartes destacaram a importância do tema, por conta da radiografia que Graça Paz fez da situação dos rios maranhenses e de como a Codevasf atua no Estado, em parceria com entidades e municípios, garantindo asfalto, abertura de poços artesianos, doação de cisternas, construção de barragens e açudes O primeiro aparte veio do deputado Wellington do Curso (PP), que foi seguido por Eduardo Braide (PMN), Max Barros (PRP), Adriano Sarney (PV), Andréa Murad (PMDB), e Fábio Braga (SD). Todos pregaram também o fortalecimento da atuação da Companhia no Estado.