Marco Aurélio reúne DCE da UFMA para discutir a bonificação no ENEM

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Professor Marco Aurélio
31/08/2017 14h38

Marco Aurélio reúne DCE da UFMA para discutir a bonificação no ENEM
Foto original

Em continuidade ao cronograma de discussões sobre a implantação da Bonificação nas notas do Enem para estudantes oriundos de escolas do Maranhão, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) se reuniu com a direção do Diretório Central dos Estudantes da UFMA - DCE, em São Luís, para buscar apoio à causa.

Na ocasião, o parlamentar explanou sobre a Bonificação e como ela já é realidade em outras Universidades Federais do país. 

"Nosso objetivo é tentar corrigir o grave problema que se instalou em nosso estado desde a adoção do Enem como porta de entrada para a UFMA, em 2009. Ocorre que, desde então, grande parte das vagas nos cursos mais concorridos da universidade tem sido ocupadas por alunos de outros estados, que acabam usando a UFMA como trampolim para outras universidades. Geralmente, logo após o primeiro período eles acabam conseguindo transferência para seus estados de origem, deixando aqui as vagas ociosas. Aqueles que concluem o curso aqui, dificilmente fixam residência e, consequentemente, não ajudam a melhorar a realidade da saúde local, o que ocorre mais frequentemente no curso de medicina da UFMA", destacou o deputado.

Acontece que os cursos de medicina das cidades de Imperatriz e Pinheiro foram criados como a terceira etapa do "programa Mais Médicos", com o objetivo de fixar médicos nos municípios e ajudar a melhorar a qualidade da saúde nos seus estados e com a migração dos profissionais, acaba não cumprindo seu objetivo principal. 

Somente em Imperatriz, no último mês, mais 15 alunos de medicina, já conseguiram transferência para outras universidades. 

Esta exclusão tem motivado a luta pela bonificação de 20% às notas do Enem para estudantes oriundos de escolas do Maranhão, a exemplo de outras universidades que adotam o sistema como política afirmativa, reforçando as chances de ingresso dos estudantes de seus estados. 

O DCE possui representatividade no Conselho Universitário da UFMA - CONSUN, que é quem delibera sobre as decisões tomadas na Universidade, e seus representantes se colocaram a disposição da causa, se comprometendo ainda a encorpar a luta pela disseminação e aprovação da causa.

A coordenadora geral do DCE, Josy Gomes, propôs que a discussão fosse levada às demais entidades com representatividade na universidade. "Esta é uma pauta muito positiva e que contará com nosso total apoio, não podemos apenas concordar com a proposição, mas buscar formas e apoios para que ela seja aprovada. Nosso papel enquanto representante dos estudantes é de pensar além do que está acontecendo hoje na universidade, mas pensar no seu futuro e de como a UFMA pode ajudar a melhorar a realidade de seus estudantes e o do Maranhão", declarou.

Para o deputado, a agenda da bonificação é irreversível e inadiável. "Nos próximos dias avançaremos com reuniões com outros setores que também têm sua representação no conselho. O processo inicia na Câmara de Graduação e em seguida irá à deliberação do Conselho Superior da Universidade Federal do Maranhão. Uma vez aprovado, teremos a bonificação já no Sisu 2018", ressaltou Marco Aurélio.

 


Banner