Francisca Primo enaltece importância do nutricionista para a saúde da população

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
31/08/2017 21h06

Francisca Primo enaltece importância do nutricionista para a saúde da população

A deputada Francisca Primo (PCdoB) ocupou a tribuna, na sessão desta quinta-feira (31), para celebrar o dia 31 de agosto, consagrado como Dia do Nutricionista. “Este profissional, a exemplo das demais categorias, tem um grande papel na sociedade. Esse profissional de nutrição tem avanços a comemorar, mas também desafios a serem superados. Avanços da ciência da nutrição, como pelo novo desafio de expectativa que a profissão de nutrição tem enfrentado”, discursou Francisca Primo.

Ela advertiu que há uma reclamação constante sobre o surgimento descontrolado de não profissionais que se intitulam conhecedores de nutrição e acabam por confundir mais a população do que permitir que ocorra a educação nutricional.

“Trago isto por ser uma angústia dos diversos profissionais de nutrição que assumem no dia a dia uma campanha de conscientização da sociedade geral e de outros profissionais que precisam se atentar para seus limites profissionais”, frisou a deputada.

Na condição de defensora da segurança alimentar e nutricional na Assembleia Legislativa, a deputada Francisco Primo fez questão de parabenizar todos os profissionais de nutrição de nosso Estado. “Estou falando dos mais de 2.700 profissionais que dedicam a sua vida para estudar e orientar outras vidas e atuam em nosso Estado. Pois apenas o verdadeiro nutricionista compreende o ser humano não como aquele que precisa de dieta de algum tipo, mas, sim, o ser humano imbuído de preconceito, tradições, hábitos, corpos, comportamentos, referência, aversões, infinitos interesses subjetivos na relação indivíduo e alimento”.

Além de parabenizar os nutricionistas, Francisca Primo falou sobre a importância da valorização dos profissionais, a garantia e autonomia para o mesmo poder de desenvolvimento profissional.

“Porque em nosso Estado precisamos inserir os programas nos 217 municípios na Secretaria de Estado Educação e Secretaria Municipal de Educação. Precisa ser ampliado o quadro desses profissionais para atender com qualidade a demanda do nosso Estado, que carrega preocupantes índices de insegurança alimentar e nutricional. É preciso mais fiscalização e obrigatoriamente o registro no Conselho Regional de Nutrição, no vínculo profissional, precisamos fortalecer o debate da contribuição do nutricionista na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, dentre as ações para alcance do propósito estabelecido em todas as diretrizes que integra e que vai desde atenção à organização nutricional à cooperação e articulação para segurança alimentar e nutricional, que hoje dispõe do sistema próprio, que é o Sisan, tendo esse desafio acima citado, porém muito já se avançou”, salientou a deputada Francisca Primo.