Deputados participam da entrega de 52 viaturas policiais a municípios maranhenses

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
04/09/2017 13h05

A Assembleia Legislativa participou, nesta segunda-feira (4), da cerimônia de entrega de 52 viaturas policiais a municípios maranhenses. Os equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado, em mais uma ação de reforço ao sistema de segurança pública. O vice-presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), representou o Legislativo na solenidade, que contou ainda com a participação de vários parlamentares, prefeitos e demais autoridades.

A aquisição dos veículos acompanha as ações da política de segurança na reestruturação das polícias. As viaturas serão distribuídas para as polícias Civil e Militar em 52 cidades maranhenses.  Ao todo já foram entregues mais de 600 viaturas e a meta é chegar, até dezembro deste ano, a 700.

O deputado Othelino Neto, que participou da entrega das chaves aos prefeitos dos municípios de Santa Helena, São Bento e Presidente Sarney, destacou o avanço nos indicadores da segurança pública do Maranhão, após uma série de investimentos por parte do Governo do Estado.

“Nós já percebemos números que são satisfatórios, por exemplo, na redução do número de homicídios. Isso tudo é fruto dessa quantidade de investimentos, como a aquisição de viaturas, contratação de policiais, aquisição de armamentos e investimento em tecnologias. Então, é muito bom esse momento hoje e principalmente também vendo os prefeitos, que são também parte importante dessa estratégia da segurança pública”, afirmou o vice-presidente da AL.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) parabenizou o governador Flávio Dino pelos investimentos na área da segurança em todo o Maranhão, que nesta etapa também contemplou os municípios Capinzal do Norte, Joselândia, Esperantinópolis e Santo Antônio dos Lopes, que fazem parte da sua base.

“Os municípios terão mais um benefício para a sua população, que é o investimento em segurança. Na Assembleia Legislativa tenho apoiado o governador Flávio Dino, aprovando esses projetos, para que ele possa dar continuidade a todos os investimentos, não só na área de segurança, mas também na saúde, infraestrutura e educação”, completou.

O deputado Bira do Pindaré (PSB) também apresentou indicação para a aquisição de viaturas, que foram entregues aos municípios de Santa Luzia do Paruá e Amarante do Maranhão. “Esse é o caminho certo. É preciso que a gente avance nessa direção, para que realmente possamos diminuir o índice de criminalidade, que incomoda tanto a população maranhense”, frisou.

Participaram também da cerimônia os deputados Rafael Leitoa (PDT); Josimar de Maranhãozinho (PR); Francisca Primo (PCdoB); Hemetério Weba (PV); Stênio Rezende (DEM); Rigo Teles (PV); Marcos Caldas (PSDB); Valéria Macedo (PDT); Antônio Pereira (DEM); e Fábio Braga (SD).

MELHORIAS

Para os prefeitos que receberam as viaturas, os equipamentos só têm a beneficiar a população, que verá melhorias concretas na área da segurança pública. “Estamos muito agradecidos, porque temos certeza que dará um reforço para o nosso destacamento, que com certeza fará um grande trabalho de prevenção contra a criminalidade e reforçando uma segurança maior para o nosso povo”, destacou Valéria Castro, prefeita de Presidente Sarney.

Zezildo Almeida, prefeito do município de Santa Helena, também agradeceu a destinação de uma viatura para a cidade. “Agradecemos ao governador Flávio Dino e ao deputado Othelino Neto, que não tem medido esforços em ajudar o município de Santa Helena em um momento de crise, que todo o país atravessa. Mas, o governo está comprometido e ajudando em todas as áreas ao município de Santa Helena”, declarou.

Já o prefeito de São Bento, Luizinho Barros, afirmou que esse foi mais um compromisso cumprido pelo Governo do Estado ao município. “São Bento tinha poucos policiais, mas foi aumentado o efetivo e, agora, com mais esse investimento em viatura, que estávamos precisando na cidade”, disse.

O governador Flávio Dino agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa, que tem atendido e aprovado os pleitos do Executivo. “A Assembleia Legislativa tem sido compreensível com as necessidades sociais do nosso governo, aprovado nossas demandas e tem nos ajudado com nossos programas, encaminhando agora recursos para as polícias do Maranhão”, assinalou.