Comissão de Meio Ambiente faz visita técnica ao Rio Tocantins

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
04/09/2017 21h08 - Atualizado em 05/09/2017 10h48

Comissão de Meio Ambiente faz visita técnica ao Rio Tocantins

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa fez visita técnica ao Rio Tocantins e à estatação de tratamento de esgoto da Caema em Imperatriz, no final da tarde desta segunda-feira (4).

Participaram das atividades os deputados Wellington do Curso (PP) e Léo Cunha (PSC), que é presidente da Comissão e autor do requerimento que pediu a realização, nesta terça-feira (5) pela manhã, na Câmara Municipal, de uma audiência pública para debater a situação crítica do nível da água do rio.

Primeiro aconteceu um passeio de balsa por um trecho do rio e alguns pontos de despejo de esgoto in-natura foram detectados pela Comissão de Meio Ambiente. Léo Cunha disse que a situação é crítica e que a audiência servirá para buscar uma solução para o problema, uma vez que já está havendo desabamento da população.

Em seguida, os deputados, acompanhados do vereador local, Ademar Freiras, do represantante da Caema, Rafael Hering, e do secretário de Governo Municipal, Marlon Moura, foram até a preincipal estação de tratamento de esgoto da cidade.

O diretor da Caema, Rafael Hering, informou aos deputados que 25 por cento dos esgotos da cidade recebem trtamento, mas Wellingto do Curso questionou o número. Ele disse que na audiência pública pretende recolher dados para buscar meios de garantir o tratamento de esgoto para a cidade.

O deputado Léo Cunha explicou que aaudiência pública foi convocada para debater temas como o baixo nível de água do Rio Tocantins, o alto nível de esgoto ‘in natura’ lançado no Rio, o funcionamento da estação de tratamento de esgoto e a dificuldade no fornecimento de água potável para a população.