Raimundo Cutrim criticou depoimento de general que defendeu intervenção no país

Nice Moraes/Agência Assembleia
19/09/2017 11h48 - Atualizado em 19/09/2017 15h34

Raimundo Cutrim criticou depoimento de general que defendeu intervenção no país

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) ressaltou, na sessão desta terça-feira (19), sua preocupação em relação ao depoimento de um general do Exército Brasileiro defendeu intervenção federal no país. Ele lembrou que a legislação que rege a pasta de nº R -105, tem atividade apolítica.

Raimundo Cutrim enfatizou que a regra é que os generais das Forças Armadas sejam leais ao presidente da República, que é o chefe  da Nação, independentemente de quem seja; pode ser A, B ou C, não interessa, porque eles são leais ao presidente e em defesa da Pátria.

“Esta que é a formação do nosso Exército brasileiro em não discutir política. Se há corrupção ou não, isso cabe ao Poder Judiciário e ao Ministério Público apurar e não o Exército estar falando sobre o assunto. Fatos como esses nos deixam preocupados em ver e ouvir um general da ativa em pleno século XXI falar sobre intervenção. O comandante do Exército tem que de imediato tomar providência, que isso não é atividade de um militar do Exército da ativa e nem sequer da reserva”, afirmou o deputado.

Mineradora

O deputado voltou a falar sobre a Mineradora Aurizona, localizada no município de Godofredo Viana, que explora o garimpo naquela cidade. Ele disse que aquela empresa tem um Termo de Acordo - TAC - com o governo do Estado, onde se compromete em fortalecer a mão de obra local, bem como a geração de emprego e renda do município com os pequenos empreendedores locais.

“Acontece que esse TAC não está sendo cumprido, como também a degradação do meio ambiente. Onde o garimpo passa degrada tudo: é o que a Mineradora Aurizona está fazendo no município de Godofredo Viana e não se vê aqui o IBAMA fazer fiscalização  e  nem tampouco   não se sabe  como é  que é  pago o valor   do  ISS   lá”, acentuou Raimundo Cutrim.

Também disse que o   DMPN  e o Estado não   tem o  controle da situação, por isso, vai se  reunir com a Comissão de Meio Ambiente do legislativo estadual para que seja enviado ofícios para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente,  ao DMPN e para o IBAMA, para que  se  pronunciem  sobre o assunto.

Ações do governo

Raimundo Cutrim também destacou a entrega feita ontem por Flávio Dino de vinte patrol niveladora para municípios maranhenses.    Hoje, o governo  vai inaugurar o Ciops e o GTA em Imperatriz. “Para nós é uma satisfação porque na minha gestão implantamos os dois. Aquele Ciops com o que nós sempre sonhávamos de ver crescer e dando frutos, agora a gente está olhando, está acompanhando. Eles estão germinando e isso que é importante. Isso é importante, porque são ações do governador que está cumprindo com todos os seus compromissos de política”, finalizou o deputado.