Estado atende indicação de Bira e vai implantar IEMA na área Itaqui Bacanga

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
21/09/2017 12h42

Estado atende indicação de Bira e vai implantar IEMA na área Itaqui Bacanga
Foto original

O Governo do Maranhão atendeu mais uma indicação do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e já autorizou a implantação da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no Itaqui Bacanga, uma das áreas mais populosas de São Luís. A solenidade, no Palácio dos Leões, durante a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Maranhão e a Companhia Vale do Rio Doce para viabilizar a implantação.

O parlamentar destacou a importância da ação que vai beneficiar, com política pública educacional, jovens de bairros como Alto da Esperança, Anjo da Guarda, Bacanga, Cidade Nova | Gapara, Sá Viana, Vila Embratel, Vila Isabel e Vila Nova. Segundo destacou, uma região que têm forte vocação para a área tecnológica, sobretudo, em virtude da localização privilegiada, tendo em vista a proximidade com grandes empresas que carecem de mão de obra técnica.

“É um passo importante e uma conquista fundamental para aquela região, porque vai gerar oportunidade para muitos jovens que terão acesso a unidade plena do IEMA com educação em tempo integral de ensino médio associado à formação técnica. Então, estamos falando de ensino de alto padrão em uma área que carece de oportunidade, e agora será contemplada”, comemorou.

A unidade deve entrar em funcionamento a partir do ano que vem e será implantado em imóvel que já foi usado pelo Senai e agora será doado pela Vale ao Estado. O prédio é completo, com salas de aula, laboratórios, área para vivência, refeitório, banheiros, quadra poliesportiva e com toda estrutura necessária par ofertar o melhor do ensino público maranhense.

“Não foi o Governo que solicitou do Senai, foi o Senai que desistiu por razões financeiras porque não teria mais condições de manter aquela estrutura funcionando. E dentro desse contexto de discussão sobre a implantação desta unidade, surgiu esta parceria importante para viabilizar a primeira unidade do IEMA na área Itaqui Bacanga, que vai funcionar ali na região da Vila Embratel”, completou.

Para Bira, a presença do Instituto na região é fundamental, inclusive para prevenir que a juventude se envolva com drogas e violência. Ele defende que o único caminho para todos os jovens é o mesmo caminho para o desenvolvimento do Maranhão, investimento cada vez mais forte em educação pública e gratuita de qualidade, com formação técnica e ampliação das oportunidades.

“Educação de qualidade, educação gratuita, educação de alto nível e com formação técnica em tempo integral é o que vai passar a acontecer ali naquela região. Portanto é uma grande conquista para São Luís e para o Maranhão, e vamos acompanhar cada passo que será dado para a implantação dessa unidade”, afirmou.

O IEMA e a Rede de Educação Técnica do Maranhão foram criados pelo deputado Bira do Pindaré quando secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Flávio Dino. À época, ele definiu a metodologia para escolha dos cursos de acordo com as vocações da região e embasamento técnico, mas garantindo a participação popular.

O objetivo era ter a escolha de cursos com o máximo de aderência em relação à expectativa da comunidade, mas também em relação ao mundo do trabalho ali no entorno da área do Itaqui Bacanga. “Portanto, é um grande avanço. E eu parabenizo o governador Flávio Dino por essa decisão, por acatar esta proposição, o Secretário Davi Telles, e o reitor do IEMA, Jonathan Almada”, concluiu.


Banner