Raimundo Cutrim destaca entrega de viaturas e despejo de delegacia em Peritoró

icone-whatsapp
Waldemar Ter/ Agência Assembleia
26/09/2017 15h30 - Atualizado em 28/09/2017 11h58

Raimundo Cutrim destaca entrega de viaturas  e despejo de delegacia em Peritoró
Foto original

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) destacou, na sessão desta terça-feira (26), a entrega, na semana passada, pelo governador Flávio Dino (PCdoB), de mais 42 viaturas à polícia estadual. O parlamentar disse que o governador tem investido muito, tanto em pessoal como na estrutura da Segurança Pública. Porém ele destacou que viu, na TV Globo, matéria sobre o caso da delegacia de Peritoró, cuja construção vem desde a gestão passada e que Polícia foi despejada. 

"Isso é triste para nós, no meu caso que sou policial. E temos também outro problema em São Domingos, que lá está sendo despejada também tanto a Civil como, me parece, que a Militar, já há alguns anos. Mas temos que entender: eu fui secretário por muitos anos e isso não é um problema do governador Flávio Dino, é problema de gestão de secretário. A Secretaria de Segurança tem um orçamento e com esse orçamento, evidentemente, se bem que naquela época, na minha época era pago pela Secretaria de Administração, então cabe ao gestor, ao secretário viabilizar esses problemas da sua gestão", afirmou.

De acordo com o deputado, "o Estado é muito grande, tem 217 municípios, então cada secretário administra a sua pasta e resolve seus problemas, porque tem orçamento próprio e o secretário pode sim utilizar o orçamento para viabilizar essas pendências, bem como reformas, tem orçamento para isso". 

Cutrim garantiu que a Polícia Militar também tem autonomia financeira para que possa resolver os seus problemas, independente até do secretário-geral, como o delegado-geral. "Na minha gestão foi feito um convênio com a CEMAR, aquilo começou na nossa gestão e que na minha época toda a arrecadação, aquele valor que a CEMAR repassava para o Sistema de Segurança Pública não era em dinheiro, era transformado em equipamento. Quando era no mês: “Eu quero isto”! E ela dava o equipamento e entrava para o patrimônio da Instituição, tanto da Polícia Civil quanto da Militar. Se eu quisesse comprar um carro ali e dissesse: ‘A CEMAR vai me dar um carro este mês’! Daquele valor que era repassado e se eu quisesse dar para a Polícia Civil ou para a Polícia Militar ou para o Corpo de Bombeiros então ficava a critério do gestor, porque a Polícia é integrada: Civil, Militar e Corpo de Bombeiros". 

Raimundo Cutrim enfatizou que o governador não pode adivinhar se alguma está devendo alguma coisa. "Agora ele não tem bola de cristal para resolver problemas pequenos. O Governo do Estado resolve coisas grandes, no geral. E o governador, nós temos que ter em mente e nós somos testemunhas que ele está cumprindo com seus compromissos de campanha. Isto é uma realidade. Eu acompanhei o governador praticamente em todo o Estado do Maranhão. Em todo o Estado do Maranhão eu acompanhei ele na nossa caminhada. E os compromissos de campanha ele está cumprindo à risca. E é por isso que ele está praticamente empatado em primeiro lugar em termos de gestão e compromisso de gestão", finalizou.


Banner