Assembleia homenageia a Rádio Timbira pelos seus 76 anos de existência

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
28/09/2017 13h29 - Atualizado em 28/09/2017 16h54

Assembleia homenageia a Rádio Timbira pelos seus 76 anos de existência
Foto original

Para comemorar os 76 anos da Rádio Timbira AM, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (28), no plenário Nagib Haickel, uma sessão solene para homenagear a Nova 1290, que leva a notícia de forma democrática a todo o Maranhão.

O autor da homenagem foi o deputado Marco Aurélio (PCdoB), que apresentou o requerimento, aprovado por unanimidade pelos seus pares. Ao agradecer a presença dos deputados Rogério Cafeteira (b (PSB), Bira do Pindaré (PSB) e Roberto Costa (PMDB); do secretário de Comunicação do Estado, Márcio Jerry; o diretor da Rádio Timbira, Robson Paz, locutores, demais radialistas, jornalistas e seguidores, Marco Aurélio afirmou que hoje foi um dia muito importante onde a Assembleia Legislativa fez a homenagem a essa grande história da Rádio Timbira com os seus 76 anos, as várias fases e, sobretudo, essa nova fase em que devolve a voz ao povo, em que coloca a comunicação social para cumprir o seu verdadeiro papel.

“A Rádio Timbira traz um resgate, traz um momento muito sólido na comunicação tinstitucional do governo do Estado, de  modo que a gente faz questão de   parabenizar os que fizerem, os que fazem e os que farão parte dessa história, nessa interlocução direta com a população de todo o Maranhão.  É uma rádio democrática onde a população participa, tem criado mecanismos, instrumentos que dão mais condições para as pessoas falarem a favor ou contra o governo. Ela tem sido a voz do povo e a Rádio Timbira tem cumprido esse papel. Hoje foi uma sessão muito ampla e representativa dessa história”, afirmou Marco Aurélio.

Justa homenagem

Para o secretário de Assuntos Políticos e Comunicação Social  Márcio Jerry, esta foi uma justa homenagem pela importância que a Rádio Timbira tem para a história de comunicação do Estado especialmente para a história da radiodifusão no Maranhão. “É uma rádio que ocupa um papel importante, já tem 76 anos de atuação, portanto, uma presença muito forte na cena do campo da comunicação no Estado e que, atualmente, vive a sua melhor fase com um grupo grande de colaboradores renomados da radiofonia da maranhense, com uma programação ampla, democrática, aberta; um canal onde é aberto para a participação do ouvinte. É uma rádio cidadã”, afirmou Márcio Jerry.

Ele lembrou que do esforço, desde o primeiro momento em 2015, do governador Flávio Dino para que a rádio pudesse ser reabilitada, reorganizada. “Dessa forma, desde o primeiro momento, ainda quando era secretário de comunicação, o jornalista Robson Paz cuidou dessa tarefa executando-a muito bem e, agora, é o diretor geral da emissora, dando continuidade a esse trabalho de afirmação da Rádio Timbira no Maranhão como uma rádio que presta serviços, que interage com a comunidade, assegurando, portanto, o cumprimento de uma diretriz fundamental do governador Flávio Dino que é o da transparência”, acentuou o secretário Márcio Jerry.

Reconhecimento

O diretor geral Robson Paz disse que via a homenagem com muita alegria porque se trata de um reconhecimento a uma importante instituição da comunicação maranhense. Ele destacou que a Rádio Timbira tem 76 anos de história  e é a pioneira no estado que marcou a época de ouro do rádio, mas que enfrentou muitas dificuldades e que agora se moderniza, trabalhando também a convergência  das mídias.

“A Rádio Timbira prima por um conteúdo de qualidade, pela construção da cidadania, fazendo com que haja uma participação efetiva do ouvinte, coisa que por um período, houve um impedimento,  e que agora nós temos aí nesse reconhecimento que nos alegra muito na Assembleia, que representa o conjunto da nossa população - mais de 7 milhões de habitantes e, o reconhecimento maior e que me deixa muito feliz que é o reconhecimento dos ouvintes, que hoje nós temos a Timbira entre as quatro mais ouvidas do nosso estado que nos deixa muito felizes, por que é fruto desse trabalho que vem sendo feito pelo governo Flávio Dino”, disse Robson Paz.

Robson Paz lembrou ainda que a Timbira é uma rádio com uma história muito bonita que reflete em grande medida a história da comunicação no Estado do Maranhão, fundada em 1941 e que tem uma história de muitas glorias  na comunicação, com grandes nomes consagrados, apresentadores  de expressões da cultura maranhense e que também teve momentos de muitas dificuldades e de resistência.

“Nós estamos passando por uma momento de completa reestruturação desde que o governador Flávio Dino assumiu. Ele prioriza a comunicação pública fazendo a complementação com a comunicação comercial do sistema estatal.   A comunicação pública tem tido um investimento muito significativa com resultados concretos, com a participação dos ouvintes, com a melhoria na infraestrutura da rádio e que culmina em oferecer um conteúdo de absoluta qualidade para a nossa população”, acentuou Robson Paz.

Resgate

O radialista Álvaro Luís, que atualmente trabalha na Rádio Educadora, mas que já fez parte da equipe Timbira, acentuou que a

homenagem prestada pelo legislativo estadual foi importante, por representou a valorização do rádio AM. Ele lembrou que a emissora tem uma história e que ela passou por momentos bons e momentos que não foram tão felizes, mas agora ela tem o resgate.

“Eu fico muito feliz vendo pessoas à frente como o Robson Paz - que é uma pessoa que eu conheço - no comando do Márcio Jerry, no governo Flávio Dino. A Timbira tem um diferencial e uma responsabilidade com as informações. Eu acho que esse é um ponto importante que é essa questão de tentar trazer um diferencial na construção do Estado com uma política diferenciada, se isso vai acontecer na prática, só o tempo vai dizer. Mas ela vem com essa função. E em relação a esse resgate dela, eu fico feliz porque quando eu passei por lá estava em uma fase de muita dificuldade. Então, eu quero parabenizar todos da Rádio Timbira, a direção, os funcionários e as pessoas que gostam dessa emissora”, destacou Álvaro Luís.

“Antes de mais nada eu vejo não só como uma homenagem à Rádio Timbira pela passagem dos seus 76 anos, mas uma homenagem à comunicação maranhense. A Rádio Timbira é a primeira emissora de rádio do Maranhão – que esteve durante um período  esquecida, mas o governo Flávio Dino assumiu o compromisso de resgatar esse veículo de comunicação importante para o Estado do Maranhão. Está reestruturando e, certamente, além dos serviços na área da comunicação que vem prestando e pode prestar ainda mais ao Estado do Maranhão, é mais um espaço, inclusive, para acolher novos profissionais”, afirmou o radialista Edivaldo Oliveira, que apresenta o programa Comunidade Interativa, das 14 às 16hs, de segunda à sexta-feira e, no sábado, das 10 às 12hs, o Sabadão Informativa, todos na Rádio Timbira.

História

A Rádio Timbira, que no último dia 14 completou 76 anos de história, é a emissora oficial do governo do Estado, administrada pela Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM) e é dirigida pelo jornalista Robson Paz.

Desde 14 de agosto de 1941, a emissora presta serviços à população com informações e entretenimento. No atual governo, a emissora tem recebido investimentos visando prestar informações ao povo do Maranhão.

 


Banner