Edivaldo Holanda registra homenagem ao jornalista Othelino Nova Alves

Waldemar Ter / Agência Assembleia
02/10/2017 18h00 - Atualizado em 02/10/2017 19h55

Edivaldo Holanda registra homenagem ao jornalista Othelino Nova Alves

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) registrou, na sessão desta segunda-feira (2), a homenagem prestada pela Prefeitura de São Luís, ao jornalista Othelino Nova Alves, avó do vice-presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), no último dia 29, com a reinauguração do busto do homegeado.

“Foi uma solenidade muito importante, simples, mas cheia de emoção, de recordação,  que foi a recolocação no espaço da liberdade do busto do jornalista Othelino Nova Alves, avô  do nosso  Primeiro Vice-Presidente desta Casa, deputado Othelino Neto”. Estiveram presentes outros deputados, a exemplo de Rafael Leitoa, juntamente com outros parlamentares e autoridades ‘para testemunhar aquele ato democrático, de justiça, de reposição de direitos, de memória daquele homem que foi uma das maiores trincheiras, dentro da trincheira maior que sempre foi o Jornal Pequeno”.

De acordo com o deputado, o jornalista “fazia parte do corpo de redatores daquele Jornal, que era, em última instância, a última tábua de salvação dos aflitos, necessitados e injustiçados que recorrerriam à contagem de meia dúzia de jornalistas corajosos que enfrentavam a então revolução de 31 de março”.

Segundo o parlamentar, “o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez recolocar naquele espaço aquela lembrança que fará com que aquelas gerações novas possam olhar e dizer aqui tombou o grande homem. Aqui tombou a pena, em última instância, de um intrépido do jornalista que não temia a escuridão da Ditadura. E era o instante em que se instalava o AI-5. Era o momento em que a revolução apertava o cerco em volta da liberdade de expressão”.

Edivaldo Holanda enfatizou que ele era um jornalista que não temia a escuridão, que perdeu “a vida de forma covarde, mas de peito aberto, como corajoso que sempre foi, na porta do antigo Café Serra”, na Rua de Nazaré, local do busto.

Destacou ainda que na homenagem estiveram, além do deputado Othelino Neto, alguns parlamentares, toda a sua família “do grande lutador, do herói, do homem que na trincheira nunca deixou de corresponder ao direito tolhido dos cidadãos daquela época que tanto necessitava de defensores". Estavam também o refeito Edivaldo Holanda Júnior, o deputado federal  Weverton Rocha e a presidente do Jornal Pequeno, dona Hilda Bogéa.