Assembleia realiza sessão especial para homenagear os 25 anos do Círio de Nazaré da Igreja do Cohatrac

Nice Moraes/Agência Assembleia
04/10/2017 12h12 - Atualizado em 05/10/2017 08h11

O Círio de Nazaré, realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, do bairro Cohatrac, completou 25 anos com uma ampla programação. Para homenagear as Bodas de Prata, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou nesta quarta-feira (4), uma sessão especial proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN) e que foi presidida pela deputada Francisca Primo (PCdoB).

O Círio – que é um momento de orações e reflexões -  acontece há 25 anos e tem a tradição de durar 11 dias e é um dos eventos religiosos mais esperados pela comunidade católica. As preparações começam no início do ano e conta com as participações de vários fiéis que se dividem em equipes para concretizarem os trabalhos.

Com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no plenário, o deputado Eduardo Braide agradeceu as presenças do paroco da Igreja Padre Flávio Marques Colins, representando o arcebispo de São Luís, Dom Belisário e os demais membros da igreja.

“Quero registrar de forma muito feliz a passagem dos 25 anos do Círio de Nazaré que é realizado no Cohatrac. Enquanto que o Círio principal do Brasil - que é o de Belém -  completa 225 anos agora, aqui começou em 1992 a celebração do Cohatrac. Então, é uma forma de homenagear todos aqueles que ao longo desses 25 anos levam essa manifestação de fé. Essa homenagem também é uma forma de aplaudir e reconhecer o trabalho de todos aqueles que já passaram um dia e fizeram com que essa manifestação chegue até hoje. Aproveito também para pedir as benções para esta Casa, que é a Casa do Povo.

Sobre a campanha para arrecadar dinheiro para reforma da igreja, Eduardo Braide afirmou que é uma boa iniciativa. “Eu acho que merece mais do que nunca ter essa elevação da Paróquia Nossa Senhora de Narazé. É importante a contribuição de todos aqueles que realmente conhecem o trabalho, mas principalmente, aqueles que frequentam a igreja. O Círio deixou de ser do Cohatrac; ele em um determinado momento, passou a ser de São Luís mas, hoje, ele é do Maranhão. Então, eu acho que haverá um grande número  de fiéis contribuindo para essa obra de Deus”, garantiu Eduardo Braide.

Programação

Nesse ano, além da realização de atividades, como a procissão – que ocorreu no último sábado -, missas, comercialização de comidas típicas maranhenses e apresentações de cantores da terra, também serão realizadas peregrinações, visitas a órgãos públicos. No Domingo de Ramos a paróquia lançou a campanha ‘Sou Devoto Benemérito do Círio de Nazaré’, que consiste em arrecadar fundos para a reforma e ampliação da igreja matriz e também para a festa dos 25 anos do Círio de Nazaré.

O paroco da igreja, Padre Flávio Marques Colins, ao agradecer a iniciativa do deputado Eduardo Braide, disse que aquele era um momento muito singular quando se comemora os 25 anos do Círio de Nazaré. Ele afirmou que o Círio de Nazaré, diferentemente dos outros festejos, não é apenas uma festa do bairro, é uma festa que envolve parte de São Luís e boa parte do Maranhão. “Nesses 25 anos do Círio de Nazaré o que nós temos visto é que tem crescido de uma forma que nos encanta e ao mesmo tempo nos assusta. Essa homenagem aqui na Assembleia Legislativa pra nós é o reconhecimento de que o Círio é uma festa de uma grandiosidade enorme. Essa homenagem nos projeta para o futuro, no sentido de que pra nós realizarmos hoje essa festa nós precisamos contar com  muita infraestrutura. Essa homenagem além de muito justa ela é necessária para continuarmos comemorando essa data”, disse padre Flávio Collins.

De acordo com o padre Flávio, o Círio de Nazaré existe a segurança que faz a guarda da imagem e também é usado um cordão de isolamento. “Cerca de 1.500 pessoas trabalham por trás dos bastidores. Além da imagem oficial, há mais 20 réplicas que participam das peregrinações na capital e em mais 12 municípios do estado. O Círio também conta com a ajuda de 41 socorristas”, acentuou o padre, acrescentando que a ideia da campanha nasceu da comunidade após a realização de várias reuniões.

“Precisamos reformar a igreja matriz, ampliá-la e transformá-la no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Creio que teremos sim a ajuda do Povo de Deus. Serão distribuídos carnês com 12 parcelas de R$ 25,00, cada, àqueles que aderirem à campanha”, disse ele, ressaltando que a campanha vai se estender durante todo ano de 2017 e os carnês podem seradquiridos na porta da igreja matriz, logo após as celebrações.

Para mais informações sobre a campanha do “Devoto Benemérito do Círio de Nazaré”, ligue (98) 3238-3640.