Deputados comemoram decisão da Ufma adotar no Enem bonificação para alunos de escolas maranhenses

icone-whatsapp
Waldemar Ter/ Agência Assembleia
09/10/2017 20h59

Deputados comemoram decisão da Ufma adotar  no Enem bonificação para alunos de escolas maranhenses
Foto original

Vários deputados comemoram, na sessão desta segunda-feira (9), a decisão da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), de passar a aplicar bonificação na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para alunos oriundos de escolas do Maranhão. O primeiro a tratar do assunto foi o deputado Marco Aurélio (PCdoB), que festejou a decisão da universidade de dar uma bonificação de 20% para alunos egressos de escolas públicas e privadas do Estado.

“Já neste Sisu a Ufma acrescentará 20% às notas finais do Enem dos estudantes oriundos de escolas do Maranhão que tenham cursado do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º do Ensino Médio, do último ano do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio, os estudantes de escolas públicas e privadas que tiverem cursado do 9º ano até o final do Ensino Médio, em escolas do Maranhão, que terão acréscimo em suas notas finais do Enem de 20 por cento”, explicou.

Em seguida, o deputado Othelino Neto (PCdoB) tratou do mesmo tema e destacou o papel do colega Marco Aurélio e da Assembleia, na realização de audiências para garantir a implantação da bonificação. Ele participou da reunião do Conselho Universitário, feito nesta segunda-feira, para tratar do assunto, juntamente com os colegas Marco Aurélio e Bira do Pindaré (PSB), além do deputado federal Deoclides Macedo (PDT). “Pudemos ver que essa demanda partiu de a sociedade pedir, conversar, explicar as razões, que foi encontrar um mecanismo oficial e legal para permitir e para facilitar, de forma legítima, o acesso dos estudantes maranhenses à Universidade Federal do Maranhão, em especial aos cursos mais disputados como Medicina e Direito”, contou.

Outro que comemorou a decisão foi o deputado Wellington do Curso (PP). “É uma conquista para todos, mas principalmente para os alunos oriundos de escola pública. Eu que estudei em escola pública tenho esse reconhecimento, ao longo dos últimos 20 anos preparando para que maranhenses possam mudar de vida através da educação, com o ingresso na universidade através do estudo, da dedicação, do esforço individual”, destacou.

Ao falar do assunto, o deputado Bira do Pindaré também chamou a decisão de histórica. “É uma vitória histórica para a Universidade Federal e para o Estado do Maranhão, porque essa medida, ao mesmo tempo em que enfrenta o problema da evasão da Universidade, como também as vagas ociosas, está gerando oportunidades para os jovens, sobretudo aqueles que mais precisam, abrindo uma perspectiva de vida digna, de desenvolvimento social e de desenvolvimento econômico para o estado do Maranhão. É a formação de pessoas que está em jogo. E nós estamos com essa medida, hoje, corrigindo uma distorção que foi gerada desde o início da implantação do Enem, com a implantação do SISU e situações como essas precisam ser corrigidas”, garantiu.

Por fim, o deputado Roberto Costa (PMDB) também festejou com bastante entusiasmo a decisão da Ufma. “Nós sabemos das dificuldades que tem o Maranhão em relação, principalmente a médicos, e quando você vê o Curso de Medicina sendo aberto em vários municípios do Maranhão, mas todo o processo de formação dos novos médicos, o maranhense estava de fora, e o mais grave de tudo isso, antes de se completar, pelo menos, o segundo semestre, 30%, 35% das vagas já existentes eram abandonadas pelos estudantes de outros estados, causando um prejuízo econômico para a Universidade Federal do Maranhão, porque ela não poderia, ela não pode repor as vagas perdidas, um prejuízo financeiro e, acima de tudo, o maior prejuízo que o estado sofria, que é o prejuízo social, porque esses médicos que estavam se formando e abandonavam o curso, já abandonavam o estado e, normalmente, quando se concretiza a formação desses médicos, a grande maioria de outros estados se dirige para os seus estados de origem”, enfatizou.


Banner