Deputados participam da inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
10/10/2017 12h07 - Atualizado em 10/10/2017 12h09

Com a presença maciça de deputados, vereadores, representantes de entidades de profissionais da saúde e de lideranças comunitárias, o governador Flávio Dino inaugurou, na manhã desta terça-feira (10), o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO). A solenidade contou também com a participação do vice-governador, Carlos Brandão, e dos prefeitos de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; de Paço do Lumiar, Domingos Dutra; de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, além de prefeitos de diversos municípios do interior do Estado.

O líder do Governo, Rogério Cafeteira (PSB), destacou a importância do HTO, frisando que se trata do primeiro hospital público de alta complexidade exclusivo para o tratamento dos casos de ortopedia e trauma no Maranhão.

“Este hospital é mais uma demonstração clara e inequívoca do compromisso do governador Flávio Dino com as grandes causas do nosso Estado. É uma demonstração de que o governador trabalha com seriedade, com honestidade e competência em favor do nosso povo”, declarou Rogério Cafeteira.

Ele frisou que, anteriormente, cirurgias ortopédicas eram restritas ao Hospital de Câncer do Maranhão e Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

Além do deputado Rogério Cafeteira, também participaram da solenidade de inauguração do hospital os deputados Bira do Pindaré (PSB), Professor Marco Aurélio (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Stênio Rezende (DEM), Francisca Primo (PCdoB), Marcos Caldas (PSDB), Levi Pontes (PCdoB), Valéria Macedo (PDT) e Vinícius Louro (PR).

Também participaram da cerimônia o coordenador da bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, deputado Rubens Júnior (PCdoB); o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema; e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino salientou que o HTO tem capacidade para realizar 400 cirurgias por mês. “Aqui neste hospital vamos elevar de 80 para 400 o número de cirurgias feitas por mês na rede pública estadual de saúde em São Luís”, ressaltou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, informou que o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, localizado na Rua Barão de Grajaú, no Jardim Eldorado – Turu, ofertará aos pacientes atendimentos com equipamentos de alta tecnologia. Entre os procedimentos, alongamento ósseo e implante de próteses articulares, assim como o tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas.

Segundo Carlos Lula, a nova unidade vai contar com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos. O hospital disponibilizará, ainda, 44 leitos, sendo dez para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

ESTRUTURA

O corpo clínico será formado por mais de 45 médicos, alguns com diploma internacional, com especialização em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria.

Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

O diretor clínico do HTO, Newton Gripp, informou que o hospital disponibilizará, também, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional.

Newton Gripp frisou a importância do HTO lembrando que, no Maranhão, cerca de 70% dos pacientes internados na ortopedia dos hospitais de emergência são vítimas de acidente de moto, os outros 30% estão relacionados com acidentes de carro, doméstico, trabalho, vítimas de violência e idosos.