Francisca Primo representa a Assembleia na abertura da Semana Mundial da Alimentação

icone-whatsapp
Ribamar Santana/ Agência Assembleia
16/10/2017 21h08

Francisca Primo representa a Assembleia na abertura da Semana Mundial da Alimentação
Foto original

A deputada Francisca Primo (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional, representou a Assembleia, na tarde desta segunda-feira (16), no auditório Fernando Falcão, da Casa, na abertura da Semana Mundial de Alimentação, promovida pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA/MA) e a Câmara Inter setorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

O objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional e garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), discutir sobre os reflexos da migração na Segurança Alimentar e Nutricional e no Desenvolvimento Rural e, ainda, promover a integração de esforços para o fortalecimento da agricultura familiar de forma a contribuir para o crescimento inclusivo e sustentável.

Na oportunidade, Francisca Primo disse que era uma satisfação estar participando e representando a Assembleia Legislativa na Semana Mundial da Alimentação e parabenizou a SEDES por realizar o evento. “O que vemos hoje, no Maranhão, são as grandes empresas chegando no campo, os plantadores de soja, tomando de conta das terras e deixando os nossos pequenos agricultores sem condições de exercerem suas atividades”, denunciou.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO           

Anualmente, no dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, a data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO). “É uma ocasião para chamar a atenção do mundo e, em particular do Maranhão, para sobre as questões que envolvem a produção de alimentos e o direito humano à alimentação. Neste ano, o tema proposto pela FAO é “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, esclareceu o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado licenciado Neto Evangelista (PSDB).

“O Brasil saiu do quadro da fome, em 2014, mas ainda persistem bolsões em que a gente tem que dar conta. E muitos municípios do Maranhão integram esses bolsões. Espero que possamos construir juntos o compromisso que o Estado e os municípios têm para o enfrentamento desse problema”, afirmou Mariana Pinheiro, coordenadora nacional do Pacto Nacional para Alimentação Saudável, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO NA ÁREA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Social enumerou algumas ações desenvolvidas por sua pasta como. Por exemplo, o programa de abastecimento de água, em locais onde as famílias não têm água ou tem de forma deficitária e o de construção de cozinhas comunitárias nos 30 municípios de menor IDH.

Segundo Neto Evangelista, as estruturas das novas Cozinhas Comunitárias serão utilizadas como Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN). “Estamos construindo também, atrás da CEASA, o Banco de Alimentos do Maranhão, será o primeiro na história do nosso estado. O objetivo é combater o desperdício de alimentos. O que for adquirido pelo banco, será armazenado e processado, e distribuído para pessoas em situação de vulnerabilidade social e entidades filantrópicas”, revelou.

PROGRAMAÇÃO

“Mude o Futuro da Migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural Sustentável”,  tema da palestra de Ribamar Araújo, especialista em Economia Solidária; “Investir em segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”, ministrada pelo professor Hamilton Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão e “Pacto Nacional para Alimentação Saudável”, proferida por Mariana Pinheiro, marcaram a programação do primeiro dia da Semana Mundial da Alimentação.

Dia 18/10, a partir das 9h, no Terminal de Integração da Praia Grande, e nos Restaurantes Populares e Cozinha Comunitária do Bequimão, das 11h às 14h30, serão realizadas ações de educação alimentar e nutricional. E dia 19, a partir das 9h, na Praça Deodoro, acontecerão mais ações como, por exemplo, atendimento nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, feira de produtos agroecológicos, exposição de degustação de alimentos aproveitados integralmente, etc.

MESA DE ABERTURA

Compuseram também a mesa de abertura do evento o representante do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional, Cleber Gomes; representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Gilson Fadaka; o presidente do Conselho Estadual de Nutrição, Gilson Ribeiro; a representante das Instituições Superiores (IES), professora Teresa Frota; Mariana Pinheiro e a representante da Câmara Estadual Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Louvirdia Caldas.

 

 

 


Banner