XI Mostra Cultural da Creche-Escola Sementinha faz viagem sustentável pelo mundo

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
20/10/2017 11h53

XI Mostra Cultural da Creche-Escola Sementinha faz viagem sustentável pelo mundo
Foto original

“Uma viagem sustentável pelo mundo” foi o tema da XI Mostra Cultural promovida pela Creche-Escola Sementinha, nesta sexta-feira (20). Danças, encenações e uma exposição dos trabalhos manuais produzidos pelas crianças, que retrataram vários lugares do mundo, fizeram parte da programação.

A mostra é realizada anualmente e, este ano, o tema definido segue o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2017. Desde o mês de março, os alunos estão estudando sobre a temática, aprendendo sobre a sustentabilidade, os aspectos culturais e ambientais de cada um dos países.

“Nós tivemos turmas que estudou sobre o Egito, França, México, Brasil, Itália, Espanha e China. Compartilhamos danças, apresentações, músicas características desses países e, logo depois, os pais tiveram a oportunidade de conhecer em sala de aula as exposições de tudo que foi feito com material reutilizável”, disse Bruna Abreu, diretora da Sementinha, completando que todos os materiais, que não forem trabalho de arte das crianças, serão coletados e encaminhados ao Ecoponto.

A professora Francisca Silva, do Maternal 2, explicou que as atividades foram importantes para o desenvolvimento das crianças, sobretudo em relação à coordenação motora, percepção dos conteúdos e noção do ambiente. “Nós trabalhamos o turismo sustentável na Itália. Então, as crianças aprenderam, da forma delas, como nós devemos cuidar da sala de aula, quais as ações que temos que ter para preservar o meio ambiente, quais são os materiais recicláveis, entre outras atividades”, disse.

Para as crianças, a manhã foi de muita diversão e, claro, apresentar aos visitantes o resultado dos trabalhos. “Ensaiamos bastante para a nossa apresentação e deu tudo certo”, afirmou a aluna Sara Santos, que apresentou, junto com outras colegas de turma, a dança romana.

Já para os pais, o momento foi de puro orgulho dos filhos. “A mostra cultural está de parabéns. Eu pensei que o meio filho fosse ficar um pouco mais envergonhado nas apresentações, mas ele se saiu muito bem, estava bem alegre e desenvolto”, declarou Marcelo Santos, pai do José Guilherme, de 6 anos.


Banner