Meninas da ONG Plan Internacional acompanham Procuradora da Mulher na Assembleia

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
26/10/2017 18h08 - Atualizado em 27/10/2017 10h22

A procuradora da mulher e deputada Valéria Macedo (PDT) foi acompanhada durante toda a sessão realizada na última quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, pelas Meninas da ONG Plan International. A proposta foi vivenciar a rotina parlamentar e os trabalhos legislativos.

Na oportunidade, as meninas ficaram bem próximas da procuradora da mulher observando as atividades que são desenvolvidas no gabinete, no plenário e na sede da Procuradoria. Valéria Macedo aproveitou para explicar sobre a vida parlamentar e a importância das mulheres ocuparem esses espaços de poder, em que a maioria dos casos a representatividade do homens ganha destaque.

“É um projeto muito interessante realizado pela Plan, que tem como objetivo garantir direitos plenos de cidadania. Em que a proposta que meninas possam aprender a liderar e serem protagonistas nos espaços de poder. Então, é muito importante receber essas meninas porque elas são os nossos futuros, estarão ocupando espaços nas câmaras, na assembleia, no Senado e ficamos felizes em prepara-las ”, destacou.

O projeto #MeninasOcupam é uma ação global da Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social. No dia 11 de Outubro, Dia Internacional da Menina, elas ocuparam posições de liderança em todo o Brasil e também lugares de destaque no mundo por um dia.

No Maranhão, a ação já foi realizada no Governo do Estado e em diversas pastas do Executivo, além da Câmara de Vereadores de São Luís, Prefeitura de Codó, Prefeitura de Peritoró, Prefeitura de Timbiras e Prefeitura de Paço do Lumiar. Agora, é a vez da Assembleia Legislativa.

“O #MeninasOcupam é um movimento em que elas temos a oportunidade de ocupar um cargo político, propor ideias, falar dos desafios que nós meninas ainda encontramos na sociedade e na política e, assim, abrir os olhos dos políticos em relação às meninas. As meninas ainda vivem de forma muito vulnerável e ainda são invisíveis em relação às políticas”, assinalou Gleyce Nayanne, voluntária da Plan Internacional.

Sobre o Projeto

O movimento de ocupação foi criado para mostrar o fato de que os homens ainda são maioria ocupando altos e médios cargos nas empresas e no ambiente político, além de chamar a atenção do público com essas intervenções para que haja mudança nessa realidade.  Já foram realizadas várias ações no Brasil e nos países onde a Plan International está presente no mundo. E uma dessa ações é propor que, por 24 horas, as garotas ocupem posições de destaque em diversas esferas, inclusive na administração pública.