Bira garante Vale Livro para alunos da rede pública municipal e estadual na Feira do Livro de São Luís

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
10/11/2017 09h07

Convênio assinado, na tarde-noite desta quinta-feira (9), no auditório da Escola Municipal Tiradentes, no Bairro Vila Palmeira, entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e a Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública Benedito Leite, vai garantir Vale Livro para alunos da rede pública municipal e estadual.

O Vale Livro é fruto de uma emenda do deputado Bira do Pindaré (PSB), no valor de R$ 300.000,00 (Trezentos Mil Reais), dividido entre o Estado e o Município de São Luís, em partes iguais. Serão beneficiados 10 mil alunos, sendo cinco mil de cada um dos entes, durante a realização da 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FELIS), que começa nesta sexta-feira (10), no Projeto Reviver.

OPERACIONALIZAÇÃO DO CONVÊNIO

“Cada estudante receberá um vale no valor de R$ 30,00. O objetivo do Vale Livro é estimular a leitura, que é a principal porta de acesso ao conhecimento, mobilizar os estudantes a participar da Feira do Livro e valorizar o trabalho dos livreiros, estimulando a economia local. Todos os estudantes que desejarem participar, devem procurar os gestores das escolas que estudam”, esclareceu o deputado Bira.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública Benedito leite farão o repasse dos valores às Secretarias de Estado de Educação (SEDUC) e Municipal de Educação (SEMED). Caberá a SEDUC e SEMED definirem os critérios para a distribuição do Vale Livro. Um dos critérios para a definição dos alunos a serem contemplados será o desempenho escolar.

A FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS

A Feira do Livro já faz parte do calendário cultural de São Luís e deve contar com um público em torno de 200 mil pessoas nas mais variadas atividades que o evento oferece. Da programação deste ano constam 40 lançamentos de livros, 50 palestras e mesa-redonda, mais de 20 oficinas, sete debates literários com pesquisadores, poetas maranhenses, 14 escritores nacionais e outras atrações.

Nesta edição, a Feira do Livro homenageia a escritora Maria Firmina, a primeira romancista brasileira, que nasceu aqui no Maranhão, no município de Guimarães, enfrentou os grilhões da escravidão e se tornou referência nacional da literatura em todo o território nacional.

“Parabéns ao Governo do Estado, parabéns a Prefeitura de São Luís, parabéns ao povo de São Luís por mais uma edição da Feira do Livro, que é uma marca registrada da nossa querida cidade e do nosso Estado do Maranhão”, ressaltou Bira do Pindaré em sua durante o evento.

AGRADECIMENTOS AO DEPUTADO

Maria Francisca de Jesus, 15 anos, aluna do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Municipal Tiradentes, fez questão de agradecer o deputado Bira. “Poxa, é muito legal a gente ver um deputado estimular os estudantes a ler. Dar oportunidade para a gente escolher e poder comprar um livro. Gosto muito de ler. Agradeço de coração ao deputado por esse gesto, que mostra ainda existirem políticos sérios, honrados e que valorizam a educação”, frisou.

O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, também elogiou a atitude do deputado em destinar uma emenda parlamentar para viabilizar o Vale Livro. “Procurei o deputado Bira para que ele colaborasse com a Feira do Livro e ele de pronto atendeu nosso pedido, e destinou esse valor expressivo que vai permitir dinamizar esta edição da Feira do Livro”, revelou.

O secretário de Educação de São Luís, Moacy Feitosa, fez questão de parabenizar o deputado Bira. “Está de parabéns o deputado Bira pela iniciativa, que vai permitir milhares de crianças visitar a Feira do Livro e escolher livremente seus títulos preferidos. Agradecemos em nome das cinco mil crianças e 101 escolas do município que participarão deste importante evento”, enfatizou.

Rosa Maria Ferreira Lima, da Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão, fez um agradecimento especial ao deputado Bira. “Sua iniciativa, deputado, garante um formato diferente e mais dinâmico à feira do Livro, que completa 11 anos. É esperançoso ver essa união de esforços na tentativa de resgatar o padrão de qualidade da Feira do Livro de São Luís. É uma grande inovação e será um marco na 11ª edição da Feira do Livro. O estudante terá seu poder de escolha garantido”, assinalou.

O secretário adjunto de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Pedro Igo do Nascimento, elogiou a iniciativa do deputado. “É louvável a ideia do Vale Livro, uma vez que se constitui uma grande vertente para a educação e porque não dizer também para a ciência e tecnologia. Com certeza, vamos colher bons frutos dessa iniciativa de extrema importância. Parabéns ao deputado Bira”, pontuou.

“É uma alegria estarmos aqui para celebrar a doação de livros para os alunos da rede pública. É uma iniciativa extremamente importante. Deve ser valorizada porque, em geral, os políticos não valorizam a educação. Isso nos faz acreditar que existem políticos com responsabilidade, que trabalham em prol da população. ”, afirmou Jhonatan Almada, reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).