Assembleia Legislativa condecora a professora Sônia Almeida com a Medalha Manoel Bequimão

icone-whatsapp
Aurina Carneiro / Agência Assembleia
16/11/2017 15h16

Assembleia Legislativa condecora a professora Sônia Almeida com a Medalha Manoel Bequimão
Foto original

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (16), a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão” à escritora e professora Sônia Almeida. A cerimônia, presidida pelo deputado Eduardo Braide (PMN), contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, além de representantes de diversas instituições do mundo acadêmico.

O deputado Wellington do Curso (PP), autor do Requerimento que propôs a condecoração à professora, fez a saudação à homenageada, salientando que a professora Sônia Almeida é uma das maiores educadoras do Maranhão e que, por essa razão, a proposição da homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa.

“Todos os deputados desta Casa aprovaram este nosso Requerimento porque todos eles reconhecem o valor da professora Sônia Almeida, essa maranhense ilustre, essa mulher guerreira, que é professora de várias gerações de maranhenses”, ressaltou Wellington do Curso.

O deputado Eduardo Braide também enalteceu as qualidades da professora Sônia Almeida, que é membro da Academia Maranhense de Letras (AML), como uma das grandes educadoras do Maranhão. Invocando a figura do líder africano Nelson Mandela, Eduardo Braide assinalou que a educação é a arma mais poderosa que se tem para transformar o mundo.

“Eis aqui a importância desta cerimônia tão especial porque, neste momento, esta Casa, que é a Casa do Povo, demonstra todo o seu carinho e todo o seu reconhecimento ao talento, ao trabalho e à história de lutas da professora Sônia Almeida”, declarou Eduardo Braide.

Após receber a condecoração, a professora Sônia Almeida agradeceu à Assembleia Legislativa, e especialmente ao deputado Wellington do Curso, a homenagem que lhe foi prestada. Muito comovida, ela proferiu um discurso visivelmente emocionada.

“Este é um momento muito feliz na minha vida”, afirmou Sônia Almeida, ao abrir seu discurso. Ela discorreu sobre sua trajetória profissional e enfatizou o valor simbólico da comenda. “A honraria que hoje recebo nesta Casa tem um imenso valor simbólico, para as instituições de que faço parte, e muito especialmente para mim e para toda a minha família”, afirmou a professora Sônia Almeida.

A sessão solene contou também com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria do Socorro Carneiro, do secretário geral da Academia Maranhense de Letras, Sebastião Duarte, do juiz Daniel Blume, do Tribunal Regional Eleitoral, e do advogado Tiago Braner, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

A solenidade contou ainda com a presença de integrantes da Academia Maranhense de Letras, da Academia Ludovicense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, além de diversos intelectuais, estudantes e professores.


Banner