Palestra e consultas com urologista integram programação do Novembro Azul na Assembleia

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
20/11/2017 12h28

Palestra e consultas com urologista integram programação do Novembro Azul na Assembleia
Foto original

Como parte da programação pelo Novembro Azul, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa promoveu, nesta segunda-feira (20), uma palestra sobre cuidados com a saúde do homem. A orientação foi ministrada pelo urologista Dr. Domingos Miranda, que na ocasião espalhou sobre as diversas doenças que podem acometer a saúde masculina, sobretudo o câncer de próstata. As consultas com o médico urologista também já foram iniciadas e devem se estender até o fim do mês, nos dois turnos (manhã e tarde).

Durante a palestra, o Dr. Domingos Miranda chamou atenção para o fato de que, na grande maioria, o homem brasileiro não tem o hábito de procurar atendimento preventivo. Estudos comparativos mostram que, enquanto de cada 10 mulheres, 8 vão ao médico anualmente, de cada 10 homens, apenas 2 procuram atendimento.

“Mas, esse é um cenário que tem mudado, sobretudo por conta das campanhas. Os homens estão mais conscientes e o preconceito que tinham quanto a ir ao médico urologista tem diminuído”, completou.

A diretora de Saúde e Medicina Ocupacional, Quitéria Farias, destacou que a programação envolve, ainda, consultas com médicos urologistas e encaminhamentos para realização de exames. “Nós teremos toda uma programação de consultas, com atendimento direto no setor médico para todos os servidores da Casa”, afirmou.

Para os servidores, a iniciativa é positiva, pois incentiva à conscientização e prevenção. “Parabenizar a Diretoria de Saúde por promover essa ação. A Assembleia sempre tem incentivado os servidores a se cuidarem. É muito importante que os homens participem, até para entenderem a importância do exame, porque é melhor prevenir e, quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento”, assinalou o servidor Luís Alberto.

A campanha Novembro Azul está sendo realizada pela Diretoria de Saúde, com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema).


Banner