Marco Aurélio representa a AL no I Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
21/11/2017 12h49 - Atualizado em 21/11/2017 18h24

Marco Aurélio representa a AL no I Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF
Foto original

O deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) representou a Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (21), na cerimônia de abertura do I Encontro de Capacitação sobre a Metodologia do Selo UNICEF. Na edição 2017-2021, representantes de 208 municípios maranhenses vão participar de palestras e discussões com técnicos do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O Maranhão foi um dos estados com maior taxa de adesão a nível nacional.

O Selo é uma iniciativa do UNICEF que busca estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. O Governo do Estado, que já executa programas na área, trabalhou na mobilização para a adesão dos municípios ao selo, que é uma certificação internacional.

“Estamos muito alegres e satisfeitos com essa grande adesão que houve. O Governo do Estado fez um esforço muito grande para que tivéssemos o maior número de adesões municipais, porque o UNICEF tem método de trabalho, tecnologias de melhoria e qualificação de processos de trabalho muito bons, para que nós possamos atingir indicadores satisfatórios nos campos da saúde, educação, assistência, violência, segurança e, sobretudo, a proteção da criança”, assinalou Marcos Antônio Pacheco, secretário de Estado de Políticas Públicas.

O deputado Professor Marco Aurélio também destacou a maciça adesão dos municípios, firmando compromisso em melhorar as políticas públicas, fixar metas e garantir cumpri-las, colocando a criança como o centro dessas políticas. “Essas metas ajudam diretamente as crianças, ajudam a orientar as gestões públicas e traz como consequência, também, a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano do nosso estado. São ações sincronizadas, concentras e com metas estabelecidas, e ficamos imensamente felizes em perceber essa parceria com o UNICEF”, afirmou.

Nos próximos quatros anos, os municípios inscritos deverão avançar, investindo em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

“Nesta oportunidade vamos compartilhar o guia metodológico do selo, onde está estabelecido qual é a filosofia, quais são as ferramentas e por que o selo é importante e útil para os municípios na implementação de políticas sociais. É uma ferramenta de gestão e a ideia é, daqui em diante, acompanhar os municípios na implementação”, explicou Anyoli Sanabria, coordenadora do Território da Amazônia - UNICEF.

Francisca Carvalho de Delmiro Santos, que é assessora técnica de Saúde de Carutapera, pontuou a importância da qualificação para o desenvolvimento e potencialização das ações nos municípios maranhenses. “A expectativa é muito grande, pois é a primeira vez que a gente tem esse treinamento. A gente observa a necessidade de uma implementação maior com as crianças nas escolas, com projetos onde elas possam sair mais desse meio da desclassificação social. Com o Selo UNICEF observamos que há uma probabilidade maior de desenvolvimento e o município começa a se integrar no meio social com mais eficácia”, completou.

 

 


Banner