Audiência Pública debate a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
21/11/2017 14h22 - Atualizado em 21/11/2017 16h48

Com a participação da deputada federal Eliziane Gama (PPS), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia realizou, nesta terça-feira (21), audiência pública por solicitação do deputado Cabo Campos (DEM) para debater a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Vários representantes da sociedade e entidades ligadas aos direitos humanos participaram da audiência, ao lado de Eliziane, que foi relatora do projeto na Câmara Federal, e de Cabo Campos, integrante da comissão.

Eliziane Gama elogiou o deputado Cabo Campos pela proposta de realização da audiência e disse que a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas é uma luta de todos e que vai permitir a adoção de uma política nacional para busca de desaparecidos, com implantação de um cadastro central.

A audiência ouviu também a mãe de uma desaparecida e o delegado responsável pelo caso, Marcos Afonso, da qual ouviram sobre as dificuldades para localizar alguém. O delegado elogiou a iniciativa da deputada e do deputado e disse que essas dificuldades são registradas em todo país.

“Nós temos hoje, por ano, uma média de 45 mil pessoas desaparecidas. Vê-se que esse é um número exorbitante. E não basta nós termos um boletim de ocorrência registrado, se nós não tivermos uma busca dessas pessoas”, justificou Eliziane.

Participaram ainda do evento o promotor de Justiça, Márcio Tadeu, representando o Ministério Público: o secretário adjunto de Direitos Humanos, Jota Galvão; o coordenador do Disk Denúncia, Augusto Mendes; e o representante da OAB-Ma, Rodrigo Nagem.

O deputado Cabo Campos fez avaliação positiva da realização do evento e assegurou que a união de esforços vai ajudar a centralizar as informações e permitir que os órgãos e entidades envolvidas localizem com maior agilidade os desaparecidos. O parlamentar agradeceu a participação de todos os envolvidos, que por várias horas debateram o tema e disse que as propostas serão encaminhadas aos setores competentes.