Deputados estudantes chegam a São Luís para cumprir a agenda do Parlamento Estudantil

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
24/11/2017 10h17 - Atualizado em 25/11/2017 10h18

Deputados estudantes chegam a São Luís para cumprir a agenda do Parlamento Estudantil
Foto original

Os 22 estudantes selecionados no programa Parlamento Estudantil Maranhense 2017 desembarcaram, na tarde desta quinta-feira (23), na rodoviária de São Luís. Nesta sexta-feira (24), os deputados estudantes vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança da Casa, inclusive serão diplomados pelo presidente da Assembleia.

Os estudantes foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação dentre os alunos da rede pública estadual inscritos. Foram apresentados mais de 244 projetos. São Estudantes do Ensino Médio, meninos e meninas, dos municípios de São Luís (03), Caxias (03), Bacabal (03), Santa Helena (01), Grajaú (03), Coroatá (01), Dom Pedro (01), Colinas (03), Matinha (01), Barra do Corda (01), São Luiz Gonzaga (01) e Pindaré Mirim (01).

OBJETIVO DO PARLAMENTO ESTUDANTIL

"O objetivo é levar o aluno a pensar na sua realidade, observando os problemas e propondo soluções por meio de propostas de lei sobre qualquer tema", explicou Aristides Lobão, consultor-geral da Assembleia.

Os deputados estudantes foram recepcionados pelo Cerimonial e conduzidos para uma reunião, na Assembleia, com a coordenação do programa Parlamento Estudantil.

Na manhã desta sexta-feira (24), eles visitam a sede do Legislativo para conhecer o funcionamento da Casa e, em seguida, assistir a uma palestra sobre o processo legislativo, que será ministrada pelo consultor Legislativo de Direito Constitucional, Anderson Rocha.

Durante a tarde, os estudantes participam dos trabalhos parlamentares, com a eleição e posse da Mesa Diretora.

EXPECTATIVA DOS DEPUTADOS ESTUDANTES E PROFESSORES

O deputado estudante Hytalo Bruno de Sousa Costa, 18 anos, aluno do 3 ano do Ensino Médio da Escola Maria Cassimiro Soares, do município de Bacabal, falou sobre o projeto que apresentou e da importância de participar do programa. "É uma honra muito grande participar desse programa. Ele vai contribuir muito para o meu futuro. É uma oportunidade dos jovens mostrarem seu potencial. Meu projeto é sobre a música como instrumento de ressocialização. Implantar aula de músicas em centros de recuperação de drogados, presídios e outras situações”, frisou.

“Sinto-me muito orgulhosa e honrada de poder participar do programa Parlamento Estudantil, de receber o título de deputada e sou muito agradecida por isso. Espero me sair muito bem. Já olhei todos os outros projetos e são todos muito legais. Meu projeto aborda o tema da alfabetização e tem como título o Alfabetizador da Família. Temos muitos analfabetos em nosso estado. Por isso, propus esse projeto, que visa o jovem alfabetizar seu pais, na própria casa”, declarou emocionada Deiliane Aguiar do Nascimento, 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Centro de Ensino Nazaré Ramos, do município de São Luiz Gonzaga.

Segundo o professor de Língua Portugeusa, Willington Aragão, da Escola Manoel Campos Sousa, do município de Bacabal, a iniciativa da Assembleia de desenvolver o programa Parlamento estudantil é muito feliz e necessária, pois oferece oportunidade ao jovem de mostrar seu talento e, ao mesmo, tempo o motiva a participar da política. “É louvável a iniciativa da Assembleia. Ela tem uma aplicação prática na vida desses alunos, pois despertar neles a consciência cidadã. E eles será propagadores dessa ideia ao retornarem aos seus contextos”, ressaltou.


Banner