Deputados estudantes conhecem estrutura da Assembleia Legislativa

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
24/11/2017 12h17 - Atualizado em 24/11/2017 12h21

Deputados estudantes conhecem estrutura da Assembleia Legislativa
Foto original

Como parte da programação do Parlamento Estudantil Maranhense 2017, os 22 deputados estudantes que participam do programa conheceram as dependências da Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (24). Eles também fizeram todo o processo de registro biométrico no Plenário e assistiram a uma palestra sobre Processo Legislativo.

O encanto e a surpresa eram visíveis no rosto de cada um dos jovens. Eles aguardavam ansiosos a chegada deste dia. “Passei dois meses sem dormir, esperando muito por esse dia. Só vendo muitas fotos, mas pessoalmente é muito maravilhoso. É muita emoção”, declarou Soraia Sales, deputada estudante do município de Coroatá.

“É a primeira vez que venho ao Palácio Manoel Beckman e é uma nova experiência para mim. Minha expectativa é que meu projeto possa ser aprovado e que eu possa conseguir defendê-lo com garra, para ajudar a Baixada Maranhense com o meu projeto”, afirmou o deputado estudante Bruno Ricardo, do município de Santa Helena, e autor de um projeto que propõe a criação de barcos-ambulância.

Muitos deles também frisaram o tamanho da responsabilidade em propor projetos de lei que atingem diretamente a vida das pessoas. “Daqui é que saem as ordens, os mandatos. É uma sociedade complexa, mista, porque tudo se resolve aqui”, salientou Maria Dhaphynny, deputada estudante do município de Dom Pedro.

“A gente vai saber hoje qual a responsabilidade que as pessoas têm de estar representando a gente. Então, é uma responsabilidade muito grande”, disse a deputada estudante Luh Santos, do município de Colinas.

No Salão Nobre, o deputado Júnior Verde (PRB) deu boas-vindas aos jovens parlamentares. Verde é autor do projeto Jovem no Parlamento, que oportuniza a estudantes de escolas públicas do Maranhão conhecer o Legislativo por meio de visitas guiadas.

“É um projeto essencial, que vai gerar cidadania, gera integração entre esta Casa e os nossos jovens. Entendemos que precisamos cuidar do futuro pensando no presente, cuidando dos nossos jovens e adolescentes para que eles possam ter uma convivência e uma vivência política”, assinalou.

O deputado Fábio Macedo (PDT) também fez questão de recepcionar os deputados estudantes. “É uma alegria ver a juventude maranhense participando do processo político do Estado. Projetos como o Parlamento Estudantil são fundamentais para ampliar a participação da sociedade na política e nas ações que são de benefício do próprio povo” destacou o parlamentar.

No Complexo de Comunicação, os deputados estudantes conheceram toda a estrutura da TV Assembleia, Rádio Assembleia e Agência de Notícias. O diretor de Comunicação da Casa, Carlos Alberto Ferreira, bateu um papo com os jovens e explicou os objetivos e quais os trabalhos desenvolvidos pela equipe de comunicação da AL.

O Parlamento Estudantil Maranhense tem como objetivo levar o aluno a pensar na sua realidade, observando os problemas e propondo soluções por meio de propostas de lei sobre qualquer tema. São Estudantes do Ensino Médio, meninos e meninas, dos municípios de São Luís (03), Caxias (03), Bacabal (03), Santa Helena (01), Grajaú (03), Coroatá (01), Dom Pedro (01), Colinas (03), Matinha (01), Barra do Corda (01), São Luiz Gonzaga (01) e Pindaré Mirim (01).


Banner