Deputado Othelino Neto prestigia apresentações do XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil

Glaucione Pedrozo/ Agência Assembleia
25/11/2017 09h53 - Atualizado em 25/11/2017 12h05

Na tarde da última sexta-feira (24), o presidente em exercício, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou apresentações de teatro estudantil, que fazem parte do  XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), que acontece durante toda a semana no palco do teatro da Escola Modelo Benedito Leite.

O evento conta com um total de 33 apresentações, encenadas por 31 escolas de ensino médio e fundamental. O festival busca incentivar o interesse de crianças e adolescentes no fazer teatral, apresentando um mundo novo, onde eles possam se expressar, através da interdisciplinaridade.

O presidente em exercício enfatizou a importância do incentivo à Cultura, principalmente entre jovens e crianças. Ele ressaltou também a participação de jovens do Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira, de Alcântara. “É um momento importante de incentivo à Cultura. Presenciamos aqui manifestações culturais de várias escolas do Maranhão. Em especial a escola estadual do município de Alcântara a qual eu tive o prazer de vir assistir, a convite do vereador Haroldo, que é o coordenador do grupo, e do prefeito Anderson”.

Da plateia, orgulhoso, o prefeito de Alcântara, Anderson  Wilker (PCdoB), assistia atentamente à apresentação dos jovens de sua terra. Ele destacou a grande participação do município no Festival. “Alcântara sempre participa com apresentações primorosas e hoje está muito bem representada com uma peça sob a coordenação do vereador Haroldo. A gente fica feliz e espera que Alcântara seja mais uma vez premiada, tenho certeza que, com essa belíssima apresentação, novamente levaremos muitos títulos”, torceu.

O ESPETÁCULO

Entre as mais de 30 escolas participantes, o Centro de Ensino Aquiles Batista Vieira, de Alcântara, emocionou o público com um espetáculo recheado de conteúdo e muita diversão, ao contar as mais diversas lendas e retratar personagens maranhenses como Ana Jansen, Gonçalves Dias, a Serpente Encantada e Daniel de La Touche.

De maneira muito lúdica, os estudantes de Alcantâra, que continuam entre os favoritos a ganharem a premiação do Festival, apresentaram o espetáculo “Sonhos de uma noite de verão nas terras do Maranhão”, baseado na obra de William Shakespeare, a partir de uma adaptação do vereador e teatrólogo Haroldo Júnior. A apresentação reuniu um pout-pourri das histórias mais tradicionais do Estado, que em sua formatação apresentou encenação e pequenas apresentações musicais de sucessos como “Ilha Magnética” e toadas de bumba-meu-boi.

O coordenador Haroldo Júnior contou que o grupo, composto por 25 alunos, contou apenas com 1 mês de ensaio. Em sua fala, ele agradeceu todos os parceiros, em especial o deputado Othelino que vem dando incentivo à Cultura no município. Ele destacou também as premiações já obtidas por jovens do município. “Alcântara já participa há 14 anos. É a cidade do interior que mais tem participação. Ano passado não participamos, mas em 2015 fomos campeões em 6, das 7 premiações, algo também que foi considerado inédito, porque nunca tinha acontecido de uma escola ganhar tantas premiações”, disse.

PREMIADOS

As apresentações se encerram neste sábado (25). A premiação dos ganhadores acontecerá na próxima terça-feira (28), em uma solenidade a ser realizada também na Escola Modelo Benedito Leite. Os ganhadores receberão certificados e o troféu “Cosme Júnior”, nome dado em homenagem ao consagrado ator e professor de teatro maranhense, Cosme de Carvalho Junior (1953 – 1990), além de bolsas de estudo para o Curso Técnico em Arte Dramática, do Cacem.