Othelino Neto dá posse aos deputados estudantes do Parlamento Estudantil

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
25/11/2017 10h09 - Atualizado em 27/11/2017 11h00

Othelino Neto dá posse aos deputados estudantes do Parlamento Estudantil

O presidente em exercício da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), presidiu, na tarde desta sexta-feira (24), a sessão de instalação e posse do Parlamento Estudantil, edição 2017, instituído pela Resolução Legislativa 800/16. Juntamente com o deputado Othelino, compuseram a mesa dos trabalhos o deputado licenciado e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; o deputado Wellington do Curso (PP); a supervisora de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Renata Martins Costa, e o deputado estudante Eliézer Henrique.

Othelino Neto abriu os trabalhos destacando a importância da realização do programa Parlamento Estudantil. “Esse é um momento de grande importância para todos nós, principalmente para vocês estudantes que estão tendo a oportunidade de viver essa experiência. Daqui sairão pessoas que influenciarão o futuro da Nação. Parabéns a todos vocês”, enfatizou.

O presidente em exercício da Assembleia demonstrou sua fala apresentando o primeiro presidente eleito do Parlamento Estudantil, em 2005, o deputado Neto Evangelista. “Está aqui ao meu lado a confirmação do que disse sobre a importância dessa experiência e que vocês influenciarão o futuro. O deputado Neto Evangelista já esteve aí no lugar de vocês e hoje está aqui como deputado e secretário de Estado”, assinalou.

Por sua vez, Neto Evangelista disse ter orgulho de ter sido o primeiro presidente do Parlamento Estudantil e de como essa experiência foi importante em sua vida. “Essa experiência é a maior demonstração de que é possível desenvolver políticas públicas em conjunto. Essa experiência é e de suma importância nesse momento que vive nosso país, com a criminalização da política e isto é extremamente perigoso”, advertiu.

O deputado Wellington do Curso manifestou a satisfação e o orgulho de receber os estudantes deputados e destacou as duas principais atribuições do Parlamento, a de legislar e de fiscalizar. “Estamos orgulhosos por tê-los na Casa do Povo. Desejo que tudo que toquem se transforme em próspero. Parabéns a todos”, acrescentou.

COMPROMISSO DOS DEPUTADOS ESTUDANTES E ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Coube a deputada estudante Yara Ribeiro, representando os demais, prestar o compromisso. Em seguida, o presidente da Assembleia deu posse aos 22 deputados estudantes e passou a eleição da Mesa Diretora por processo de votação nominal. Três chapas se inscreveram. Na primeira votação, houve empate em nove votos entre as chapas 01 e 03.  Na segunda votação, a chapa 01, composta pelos deputados estudantes Thayce Muniz (Presidente), Francisco Serra (Vice) e Telmiston Guajajara (Secretário), foi eleita com 12 votos.

O deputado Othelino parabenizou os eleitos e passou o comando dos trabalhos à Mesa Diretora eleita do Parlamento Estudantil. A presidente do Parlamento Estudantil, Thayce Muniz, passou a chamar cada deputado estudante para apresentar e defender seu Projeto de Lei. Depois submeteu cada um à votação. Todos os projetos foram amplamente discutidos e aprovados.

CONTÉUDOS DOS PROJETOS DOS DEPUTADOS ESTUDANTES

Dentre os temas abordados nos projetos, destacam-se a alfabetização de adultos, aproveitamento de alimentos de mercados, a importância do teatro para ampliação da prática da leitura, crianças desaparecidas, construção de hospitais públicos veterinários, assistência à mulher indígena, horta nas escolas e incentivo e utilização de recursos sustentáveis.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

O deputado Wellington do Curso e servidores da Assembleia entregaram os certificados de participação para cada um dos deputados estudantes. O mandato tem duração de um ano. O encerramento da sessão foi marcado pela exibição de um vídeo produzido pela TV Assembleia, mostrando todas as etapas de execução do programa Parlamento Estudantil/2017.

AVALIAÇÃO

A presidente do Parlamento Estudantil, a deputada estudante Thayce Muniz, declarou que foi uma experiência que marcou para sempre sua vida. “Foi maravilhoso. Vivemos, na prática, o dia a dia do Parlamento e foi muito enriquecedor para todos nós. Saio daqui com outra compreensão do papel do deputado e da importância da política em nossas vidas. Espero voltar a viver essa fantástica experiência. Agradeço a todos de coração”, avaliou.

O deputado Wellington do Curso disse que foi algo extraordinário fazer esses jovens experimentarem ser parlamentares por um dia. “O presidente Humberto Coutinho está de parabéns pela iniciativa. Todos que contribuíram para que acontecesse essa rica experiência merecem nossos agradecimentos. Esperamos que o programa Parlamento Estudantil continue”, destacou.

Para a professora Carla Carvalho, do município de São Luiz Gonzaga, tudo que aconteceu foi muito além de suas expectativas. “Não esperava que fosse ser da forma que se deu. Muito organizado e, de fato, a experiência concreta vivida por cada um deles de ser parlamentar. Parabenizo a Assembleia pela iniciativa e espero que continue”, assinalou.

Aristides Lobão, consultor da Assembleia e coordenador do programa Parlamento Estudantil, avaliou como muito positiva a experiência. “Superou nossa expectativa. A participação dos estudantes foi muito boa e o apoio que recebemos da Mesa Diretora da Casa foi total. Só temos a agradecer a todos os servidores que se empenharam para que se concretizasse o Parlamento Estudantil e tenha sido um absoluto sucesso”.

A expectativa de Aristides Lobão é que aconteça a edição 2018 do Parlamento Estudantil. “A repercussão da edição deste ano, que acreditamos será grande, vai contribuir muito para a continuidade do programa Parlamento Estudantil”.