Francisca Primo participa do Seminário 16 dias de Ativismo Pelo fim da Violência contra Mulher

Nice Moraes / Agência Assembleia
30/11/2017 14h17

A presidente da Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra a Mulher, deputada Francisca Primo (PCdoB), participou ontem (29), do Seminário 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher.

O evento, que aconteceu na sede da Associação de Moradores do Planalto, deu prosseguimento a programação das atividades da campanha que iniciou em 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro deste ano.

A campanha tem o objetivo de despertar na sociedade a atenção sobre atitudes que levam ao desrespeito às mulheres e às violências sofridas diariamente, dando visibilidade à violação de direitos humanos das mulheres e discutir medidas de prevenção e combate à violência.

O seminário, que teve a participação efetiva da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, através da Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra Mulher; da Secretaria de Estado da Mulher e da Associação de Moradores do Planalto, através do vice-presidente Rildo de Oliveira e da tesoureira Maria Tereza Reis Brito, além de membros da comunidade do Planalto Pingão, teve como palestrantes a deputada Francisca Primo, que discorreu sobre o tema ‘Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher’ e a secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Mulher Thalita, com o tema ‘Ações Estatal para o combate à violência Doméstica e familiar’.

“Eu acho muito importante porque as mulheres estão cada vez mais interessadas em aprender como se defender e saber que elas podem procurar os meios para estar se prevenindo. Então, é importante a participação das mulheres e, nesse seminário elas participaram, ficaram atentas a todas as explanações”, acentuou Francisca Primo, agradecendo a participação da Secretaria de Estado da Mulher, através da secretária adjunta, Talitha Lindoso.

Ao destacar que violência contra a mulher está crescendo cada vez mais no Estado, a deputada disse que é preciso a união de esforços para combater essa prática abusiva.

“Todos os dias a gente assiste nos noticiários a violência contra a mulher e contra as crianças, também. Por isso, é importante os homens estarem participando desse dia. Dizer que ele é contra a violência contra a mulher. Nós precisamos que eles estejam juntos nessa campanha. Também acredito que as mulheres podem cada vez mais. Precisamos ser mais bem remuneradas; estar educando cada vez mais os nossos filhos – principalmente, os filhos homens. Eu acho que, muitas das vezes, a mulher só tem que saber onde procurar a defesa dela e os homens têm que estar juntos para saber como defender a mulher e não agredi-la”, disse a deputada.

Frente

Para Francisca Primo, é importante a presença da Frente nesses debates. “Esse é o nosso trabalho, estamos de portas abertas na Assembleia Legislativa. Eu queria ter tempo para estar mais presentes nessas ações: já estive  em outra audiência aqui na associação falando da violência geral aqui no bairro e hoje, estamos aqui falando da violência contra a mulher. Então, sempre que eu posso eu estou nessa luta no combate à violência contra as mulheres”.

Parceria

Talitha Lindoso parabenizou a iniciativa da deputada Francisca Primo em levar o debate àquela comunidade e agradeceu a presença dos homens e mulheres naquele evento. “Ela tem sido peça fundamental na Assembleia Legislativa; é uma grande parceira na nossa secretaria no enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou.

Durante a explanação, Talitha Lindoso destacou o trabalho que a Secretaria da Mulher está fazendo em benefício da mulher.  “A gente está no meio de uma campanha dos 16 Dias de Ativismo no Combate a Violência contra a Mulher e a idéia é mobilizarmos a sociedade para se juntar ao poder público para que consigamos fazer com que, de fato, esse enfrentamento de combate a violência contra a mulher; incentivar a mulher a denunciar; como é que funciona a Rede  de Atendimento a Mulher que está em situação de violência”, disse ela.

Talitha explicou ainda que essas atividades junto a sociedade e as associações de bairros  são fundamentais pra disseminar a campanha  e explicar por exemplo, que a violência contra a mulher  são várias formas de violência.

“É fundamental esse diálogo com a sociedade civil para que a gente consiga explicar e incentivar a fazer a denúncia; fazer com que essa mulher se empodere; não sofra violência  e que ela tenha todos os meios para fazer a denúncia no primeiro momento que ela sentir que está sendo violentada”, disse Talitha Linsoso.

Contribuição

O vice-presidente da Associação, Rildo de Oliveira, agradeceu as presenças de Francisca Primo; da secretária ajunta da secretaria de Estado da Mulher, Talitha Lindoso e dos homens e mulheres que participaram atentamente das explanações. Ele destacou a grande contribuição que a deputada vem dando para a associação. No mês passado ela participou da audiência onde foi discutida a violência geral naquela comunidade.

Também fez alguns encaminhamentos – através de indicações – ao governador Flávio Dino, solicitando o recapeamento asfáltico e o aumento da ronda policial no bairro. Também pediu melhora na iluminação pública.

“Agradeço a presença de todos nesse evento. Quero destacar a parceria da Associação com a Secretaria de Estado da Mulher e com a deputada Francisca Primo que só engrandece os nossos debates. Hoje, a Associação está de parabéns, pois é uma luta que está sendo debatida em todo o país, por isso é importante a participação das mulheres e homens neste debate. A mulher precisa ser respeitada”, afirmou Rildo Oliveira, ressaltando ainda que a partir o próximo mês vão fazer um trabalho de conscientização junto a comunidade para que se junte à associação  nesse trabalho.