Aulas para o concurso da PM atraem centenas de candidatos

Nice Moraes/Agência assembleia
02/12/2017 15h59

Aulas para o concurso da PM atraem centenas de candidatos

Atendendo uma indicação do deputado Cabo Campos (DEM), com o apoio de Bira do Pindaré (PSB), o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), iniciaram na manhã deste sábado (03), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae,  os aulões preparatórios para o concurso da Polícia Militar do Maranhão

Mais de 3 mil candidatos compareceram neste sábado para assistir as aulas que acontecerão neste fim de semana e no próximo. Os aulões – que são gratuitos - têm o objetivo de garantir aos estudantes que não têm condições de custear cursos a oportunidade de se prepararem melhor para a primeira etapa do concurso que será realizada no dia 17 de dezembro em São Luís, Imperatriz e Caxias.

“Como policial militar de carreira eu não podia pensar diferente, haja vista que nós sabemos das dificuldades de outros Estados em fazer concurso público e, o governador Flávio Dino, faz disso uma boa administração. Ele proporcionou para essa juventude que hoje está aqui esse direito de fazer esse concurso. Todos estão de parabéns. Eu sugeri fazer esses aulões por que sei das dificuldades que muitos jovens têm de pagar um cursinho”, afirmou o deputado Cabo Campos.

Bira do Pindaré ressaltou que os aulões é uma grande parceria; uma medida correta e necessária  diante de uma expectativa  de um público jovem que deseja seguir  a carreira da Polícia Militar. “Eles, que estão se preparando para o concurso, muitas das vezes não tem o recurso para pagar uma revisão como essa em um cursinho particular. Portanto, essa oportunidade realmente é muito importante e, certamente, será reconhecido por todos. A TV  Assembleia está de parabéns de fazer parte dessa parceria  juntamente com a Secretaria de Tecnologia do governo do Maranhão”.

Algo inédito

“Essa iniciativa do governo do Estado de possibilitar aos alunos  candidatos uma visão geral  qualificada sobre  o concurso, através dos aulões, é importante. Nós sabemos que, muitas vezes,  a maioria das vagas fica com candidatos de outros estados e  que depois alegam dificuldades para morar aqui e para trabalhar. Fortalecer o jovem maranhense, visando o conhecimento para a realização da prova é algo inédito e muito importante do governador Flávio Dino “, afirmou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e  Inovação (SECIT), Davi Teles, essa é uma política importante do governo do Maranhão  de progressivamente aumentar o número de policiais militares no Estado. “Até pouco tempo atrás era o Estado com a menor relação entre policiais e a população  e,  a parceria com a TV Assembleia  de transmitir ao vivo é  algo bastante importante  porque alcança um número muito maior de inscritos para esse concurso. Quero agradecer  ao deputado Humberto Coutinho, a Othelino Neto e ao  diretor de Comunicação Carlos Alberto, pois essa parceria veio certamente  tornar esse vento  muito mais expressivo  e mais democrático para todos aqueles que pretendem ingressar na polícia militar”.

Oportunidade

“Essa é uma oportunidade que estou tendo de me preparar para fazer o concurso da Polícia Militar, sem ter que pagar os cursinhos que geralmente cobram muito caro”, disse a universitária Larissa Ramos, agradecendo a iniciativa do deputado Cabo Campos e de Bira do Pindaré.

“Pra mim que comecei agora o cronograma de estudos, os aulões que vão acontecer nos finais de semana são importantes para me preparar melhor para o concurso da PM”, argumentou  a bacharel em Direito, Rhayna Saraiva.

“Eu comprei uma apostila com o conteúdo da prova da Polícia Militar e estava estudando em casa. Mas, sem dúvida alguma, esses aulões só vão engrandecer os nossos conhecimentos”, afirmou o também universitário Paulo Roberto Coelho.

“É uma iniciativa muito boa porque estamos em um Estado onde há uma desigualdade social muito grande e muitos alunos não têm condições de pagar um cursinho”, afirmou o estudante de Ciências Contábeis Igor Thiago Lima Porga.

Adriele Dayane, graduada em Administração de Empresas também achou importante a iniciativa do deputado. “Eu acho muito importante essa iniciativa porque muitas das vezes as pessoas não têm condições de pagar um cursinho e ai o governo, através do deputado cabo Campos, oferece um aulão para os candidatos, isso é muito gratificante, ainda mais nesse momento em que estamos na reta final para essa grande prova”.

O professor Carlos Eduardo elogiou a iniciativa dos deputados em propor esses aulões ao governo do Estado. Agradeço as iniciativas dos deputados e do governo do Estado em estar nos proporcionando essa oportunidade. Muitos candidatos não têm condições de pagar cursinhos e estão aqui na expectativa de assimilarem o máximo possível dos conteúdos que for abordado nos  aulões”.

PROGRAMAÇÃO

A programação deste sábado ocorreram das 8h às 12h, com a disciplina Português, ministrada pelo professor Elson Gomes; de 13h30 às 17h30, História do Brasil, com Paulo Henrique. No domingo (3), das 8h às 10h, de Português, com Elson Gomes novamente. Das 10h às 12h, de Legislação, com Paulo José; e de 13h30 às 17h30, de Informática, com o professor William.

A revisão deste fim de semana será reprisada pela TV Assembleia na segunda-feira (4), às 21h; e na terça, quarta e quinta-feira, às 20h. A transmissão também ocorrerá ao vivo pela internet, no site www.al.ma.leg.br/tv.