Flávio Dino destaca a atuação de Valéria Macedo na Procuradoria da Mulher

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
06/12/2017 18h37 - Atualizado em 06/12/2017 19h15

Flávio Dino destaca a atuação de Valéria Macedo na Procuradoria da Mulher

O painel "As mulheres e a luta pelos direitos humanos" encerrou as atividades que integram, no ambito estadual, a campanha dos ’16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’. O evento aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, na tarde desta quarta-feira (06), também ‘Dia Nacional da Mobilização de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A cerimônia teve as presenças das delegadas do Departamento de Feminicídio do Estado, Viviane Azambuja e da mulher, Kasumi Tanaka; da Coronel da Patrulha Maria da Penha, Maria Augusta; da deputada Valéria Macedo (PDT) – Procuradora da Mulher na AL; da anfitriã, a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; do governador Flávio Dino (PCdoB); da visitante, a socióloga Eleonora Menicucci ;e de representantes dos movimentos feministas do estado.

O evento marcou a abertura dos trabalhos da culminância da campanha, que no Maranhão, teve excepcionalmente 21 dias. Diversas atividades, ações, seminários, rodas de diálogo e o ‘Primeiro Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão’, realizado pela Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, fizeram da campanha deste ano, a mais dinâmica e abrangente já realizada.

ATUAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER

Durante o seu pronunciamento, o governador do Maranhão, Flávio Dino, lembrou a solicitação que a deputada Valéria Macedo fez a ele, sobre a implantação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado, e sua pronta resposta em atender o pedido, por considerar de extrema importância a sua existência para o governo e demais instituições. “Quero cumprimentar a deputada Valéria Macedo, autora do Projeto, pelo trabalho que vem realizando na Procuradoria da Mulher na Assembleia e pela parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e outras instituições. Lembro quando a deputada Valéria me procurou solicitando apoio na implantação da Procuradoria da Mulher e eu logo aprovei a ideia. Achei que seria e está sendo muito bom para o nosso governo, para a Casa Legislativa e para o Estado”, afirmou o governador.

Na ocasião, o governador anunciou que irá levar a Casa da Mulher Brasileira, que atende e abriga mulheres vítimas de violência, também para Imperatriz com recursos próprios do Estado. Esta também é uma reivindicação da deputada Valéria Macedo, em reconhecimento à necessidade de atender a demanda de uma cidade do porte de Imperatriz. ”Estou satisfeita com as palavras do governador, com o olhar de sensibilidade e compaixão que ele tem sobre a causa e a questão social da violência contra a mulher no estado. Se de um lado essa modalidade de violência cresceu, de outro, o governador realizou ações pioneiras para coibir esse tipo de crime. Como procuradora da mulher na Assembleia Legislativa, não tenho medido esforços para mudar essa realidade e somando forças com a Secretaria de Estado da Mulher, Delegacias, Ministério Público, Direitos Humanos, Judiciário e contando com a importante participação da sociedade civil organizada", declarou Valéria Macedo.

INFORMAÇÃO E EMPODERAMENTO

A socióloga e ministra-chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo Dilma Rousseff (2012 a 2016), Eleonora Menicucci, ministrou a palestra ‘As mulheres e a luta pelos direitos humanos’ – ponto alto deste último encontro de 2017; e, foi agraciada pelo governador Flávio Dino com a ‘Medalha de Ordem do Mérito Timbiras’. “Eu estou me sentindo uma guerreira oficial, ornada com esta medalha, como guerreiro é o povo do Estado do Maranhão. Guerreiras são essas mulheres como a Coronel Augusta, a companheira Terezinha, a deputada Valéria Macedo, primeira procuradora da mulher na Assembleia do estado.... Estou maravilhada com tudo que estou vendo realizado por estas mulheres e receber essa honraria do meu amigo Flávio, aos 73 anos de idade, é motivo de grande emoção para mim. Muito obrigada", disse Eleonora Menicucci.