Bira recebe vereadores mirins de Itapecuru em comitiva liderada pelo vereador Carlos Junior

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
11/12/2017 21h20

Bira recebe vereadores mirins de Itapecuru em comitiva liderada pelo vereador Carlos Junior
Foto original

De forma pioneira, a Câmara de Vereadores de Itapecuru-Mirim criou, por meio de projeto de Resolução, a Câmara de Vereadores Mirins do município com o objetivo de despertar e fortalecer a formação politica entre os jovens. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) recebeu a comitiva de parlamentares mirins que estava acompanhada do presidente da Câmara, vereador Carlos Junior, e das vereadoras Thayse Mendes, autora da proposição, e Professora Edna.

Para o socialista, uma iniciativa importante porque ajuda na formação dos estudantes, que passam a ter a oportunidade de enriquecer o currículo com uma experiência de vivenciar a vida política durante um ano, período que dura o mandato. Ele ainda registrou da tribuna da Casa a visita e pediu aos membros da mesa e do cerimonial que atenção aos intercambiastes.

“São quinze vereadores mirins que estão visitando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e eu saúdo aqui os vereadores Carlos Júnior, a vereadora Tayse Mendes e a vereadora Professora Edna pela iniciativa desse intercâmbio com esses jovens adolescentes do município de Itapecuru”, registrou.

O vereador Carlos Junior afirmou que fica muito feliz de, enquanto presidente da Câmara, contribuir com a execução do projeto que implantou a Câmara Mirim. Os estudantes das quinze escolas municipais, segundo ele, foram submetidos a redações e em cada escola foram escolhidas as duas melhores redações. Só então, os autores participaram de um pleito eleitoral para escolha de seus representantes.

“Assim foram eleitos os quinze vereadores mirins, e na sequência tivemos a eleição da mesa diretora. Eles se reunião uma vez por mês na Câmara Legislativa e apresentarão os projetos de Lei mirins, que serão deliberados por eles em plenário. Cada vereador de Itapecuru apadrinhou um vereador mirim. O autor do projeto aprovado encaminhará a proposição para o padrinho, para que este apresente o Projeto de Lei em uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores”, explicou ao destacar que o trabalho dos jovens será semelhante ao que ele e colegas de parlamento exercem.

Ele acrescentou que essa relação aproxima os jovens e toda a comunidade do parlamento e conscientizam sobre a importância das políticas públicas, desenvolvendo o sentimento de cidadania e o senso crítico. Papel que é complementado com as visitas organizadas pela Câmara aos órgãos públicos para que os estudantes conheçam de perto o trabalho desenvolvido pela Justiça, Executivo e outras esferas do parlamento, é o caso da visita ao Legislativo estadual.  

“Hoje nós fomos recebidos pelo deputado Bira, que nos deu toda assistência e, assim, eles ampliam o conceito de cidadania. Esse projeto é um sucesso e movimenta outros alunos para ter consciência sobre o real papel que um parlamentar cumpre e o impacto que gera na vida das pessoas”, frisou.

Autora da proposição que criou a Câmara Mirim, a vereadora Thayse Mendes destacou que o projeto foi pensado justamente com o objetivo de aproximar os jovens de treze a dezesseis anos do poder legislativo e despertar neles o interesse pela vida política. Na avaliação dela, a experiência tem dado certo e eles já estão programado visitas ao judiciário estadual, ao executivo estadual e, talvez, até o federal.


Banner