Assembleia Legislativa homenageia o cineasta Breno Ferreira com Título de Cidadão Maranhense

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
14/12/2017 12h41 - Atualizado em 14/12/2017 13h38

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa homenageou o cineasta Breno Ferreira com o Título de Cidadão Maranhense. A condecoração foi entregue mediante Requerimento de autoria do deputado Rafael Leitoa (PDT).

Durante a sessão solene, presidida pelo deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB), o deputado Rafael Leitoa salientou a importância da homenagem prestada ao cineasta Breno Ferreira, natural de São Paulo/SP.

“Prestamos nesta Casa, com esta sessão solene, uma justa homenagem a um jovem profissional do cinema, que já dirigiu 11 filmes, premiados no Brasil e em outros países e que, por sua estreita ligação com a cultura do nosso Estado, pode ser considerado um maranhense internacional”, ressaltou o deputado Rafael Leitoa.

Ele acrescentou que Breno Ferreira, com uma rica produção cinematográfica, tem contribuído para divulgar o Maranhão no Brasil e no mundo. “Esta Casa se sente lisonjeada por prestar esta homenagem a uma personalidade tão importante do cenário cultural do nosso Estado”, frisou Rafael Leitoa, ao proferir palavras de saudação ao homenageado.

Dentre diversas honrarias, o cineasta Breno Ferreira foi premiado com o filme ‘Walter do 402’ na 15ª edição do Festival Cineamazônia, que aconteceu na cidade de Porto Velho, em Rondônia. O curta-metragem conquistou os prêmios “Victor Hugo de melhor ficção” e o de melhor ator para Antônio Petrin.

Dirigido, produzido e roteirizado por Breno Ferreira, o curta aborda a temática – em tons comi-trágicos – a solidão na terceira idade. Na narrativa, um idoso, rabugento, que sofre com sua solidão, vê no suicídio a única válvula de escape para a realidade. Ele é sempre interpelado por uma vizinha, que tece sentimentos amorosos por ele.

‘Walter do 402’ já foi exibido no Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Romênia. Também entrou em cartaz na Itália e Rússia. No Brasil, participou ainda do “Brazil Cine Fest”, festival internacional que acontece no Rio de Janeiro.

AGRADECIMENTOS

Após o discurso de saudação proferido pelo deputado Rafael Leitoa, o cineasta Breno Ferreira manifestou seus agradecimentos ao parlamentar e a toda a Assembleia Legislativa, que aprovou a concessão do Título em votação unânime. O homenageado fez uma rápida abordagem sobre sua trajetória profissional e falou sobre projetos que pretende materializar a partir de 2018.

“Estamos com um projeto chamado ‘Entra e Sai’ onde tentaremos dar continuidade não necessariamente ao Walter do 402, mas falando da Maria do 303, do João do 201 etc. Tudo através do olhar do porteiro desse prédio. Estamos em negociação com emissoras de TV e com alguns materiais prontos. Outro projeto está voltado para o leste maranhense, na região cortada pelo traçado da ferrovia São Luís-Teresina”, revelou.

Ao encerrar a sessão solene, o deputado Professor Marco Aurélio assinalou que o cineasta Breno Ferreira foi condecorado não apenas pelo deputado Rafael Leitoa, e sim por toda a Assembleia Legislativa.  “Presidir esta sessão solene, a convite do deputado Rafael Leitoa, me deixa muito lisonjeado, porque se trata de uma justa homenagem a um profissional que, mesmo tão jovem, já tem dado uma grande contribuição ao Maranhão”, ressaltou o deputado Marco Aurélio.