Companhia de Recursos Minerais lança resultados de pesquisas realizadas no Maranhão

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
15/12/2017 11h16 - Atualizado em 15/12/2017 11h56

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) realizou, na manhã desta sexta-feira (15), o lançamento dos resultados de 12 projetos desenvolvimentos pelo órgão no Estado do Maranhão. A cerimônia aconteceu no Auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa. O assessor especial José da Silva Gasparinho Neto proferiu o discurso de abertura do evento, falando em nome do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o ex-deputado estadual Antônio Carlos Bacelar, destacou a importância do evento. “Estamos realizando a apresentação dos produtos de estudos da CPRM desenvolvidos dentro do Programa Geologia do Brasil – Levantamento da Geodiversidade – referentes a todos os 217 municípios do Estado do Maranhão. E, também, viemos entregar aqui na Assembleia o kit com os seis produtos desenvolvidos pela CPRM referentes ao Estado do Maranhão”, frisou Antônio Carlos Bacelar.

A solenidade contou também com a presença do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, além de representantes de diversas instituições, entre as quais a Fapema, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Federação dos Municípios (Famem).

Segundo o diretor de Hidrologia da CPRM, os produtos desenvolvidos sobre o Estado do Maranhão constituem-se em ferramentas indispensáveis para o planejamento das políticas públicas, de âmbito municipal e estadual, de curto, médio e longo prazos. “Os gestores têm em mãos informações essenciais para a elaboração de políticas públicas que possam levar ao desenvolvimento integrado e sustentável do Maranhão”, salientou.

Os produtos foram apresentados por técnicos da CPRM no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia, são os seguintes: Mapa Geológico do Maranhão, Mapa de Geodiversidade do Maranhão, Cadastramento das Ocorrências Minerais na Região Metropolitana de São Luís e Adjacências, Atlas Digital dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Maranhão, Materiais de Construção da Região Metropolitana de São Luís e Entorno, Inventário do Patrimônio Geológico de Carolina e Riscos Geológicos dos Municípios do Maranhão.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM adiantou alguns dados sobre o georeferenciamento mineral, hidrológico e ambiental a serem apresentados como, por exemplo, ocorrências de auríferos, bauxita e rochas ornamentais na região denominada “cinturão do Gurupi”, na divisa do Maranhão com o Pará. E, ainda, que, na parte Nordeste e Central do Estado do Maranhão, identificou-se uma quantidade significativa de calcário, que, de acordo com Antonio Carlos Bacelar, pode se constituir em incentivo ao agronegócio, a agricultura e ao polo sojeiro.