César Pires representa AL na sessão de posse dos novos dirigentes do TRE Maranhão

Ribamar Santana / Agência Assembleia
18/12/2017 20h07

O deputado César Pires (PEN) representou a Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (18), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TER/MA), na sessão administrativa extraordinária de posse de dois novos membros dessa Corte de Justiça, para o biênio 2018/2019, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do MA (TJ/MA), o desembargador Cleones Carvalho Cunha, e o juiz Júlio César Lima Praseres.

A sessão foi presidida pelo presidente em exercício do TRE/MA, desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duaililibe, que também elegeu os novos dirigentes do TRE/MA para o biênio 2018/2019, e contou com as presenças dos demais membros dessa Corte eleitoral, o juiz Ricardo Felipe Rodrigues Macieira, o juiz Itaécio Paulino da Silva, a juíza substituta Suely de Oliveira Santos Feitosa, juiz Eduardo José Leal Moreira, o juiz substituto Daniel Blume Pereira de Almeida, o Procurador Regional Eleitoral substituto, Juracy Guimarães e o diretor da secretaria do TRE, Flávio Vinicius de Araújo Costa.

Compuseram ainda a mesa dos trabalhos o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Joaquim José Joaquim Figueiredo dos Anjos; o vice governador do Estado do Maranhão, Carlos Orleans Brandão; o deputado estadual César Henrique Santos Pires, representando o presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho; o Procurador Geral de Justiça, o promotor Luiz Gonzaga Martins Coelho; o prefeito municipal de São Luís, Edivaldo  Holanda Braga Júnior e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Maranhão, Thiago Moraes Diaz.

Na oportunidade, César Pires disse que, sob a égide dos membros do TRE/MA, passarão os destinos dos maranhenses, com a realização das eleições de 2018, e que espera uma eleição com lisura, credibilidade e que atenda as expectativas de uma sociedade que já está muito desgastada por sonhos não realizados. “Esperamos que essa Corte eleitoral faça uma opção pela legalidade, pelo caminho correto e dessa forma possamos ter uma eleição à altura da sociedade maranhense”, ressaltou.

ELEIÇÃO DOS NOVOS DIRIGENTES DO TRE/MA

Após a posse dos novos membros do TRE/MA e os discursos de acolhida e de agradecimentos, foram eleitos, por aclamação, o desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duaillibe, para o cargo de presidente e o desembargador Cleones Carvalho Cunha, que abriu mão de disputar o cargo de presidente, para o cargo de Corregedor do Tribunal regional Eleitoral do Maranhão.

PLANO DE TRABALHO DO NOVO PRESIDENTE DO TRE/MA

“Assumo com a certeza de conhecer o tribunal que vou presidir. É nossa intenção manter a excelência do trabalho desenvolvido pelo TRE/MA que, de forma inédita, foi premiado com o Selo de Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nossa preocupação maior é com a eleições do próximo ano. Como ideia imediata, vamos desencadear uma campanha, logo nos primeiros meses do ano novo, de conscientização dos jovens na faixa de 16 a 18 anos, que não é obrigado a votar, para que exerçam seu direito de votar. Já temos um projeto elaborado nesse sentido”, declarou o desembargador Ricardo Duaililbe.

Segundo o novo presidente do TRE/MA, os jovens brasileiros, hoje, principalmente nessa faixa de idade, não estão mais acreditando nos políticos e o panorama nacional assusta. “Fizemos uma primeira experiência dessa campanha em uma escola aqui da Capital e o que mais os jovens perguntavam era como votar nulo ou votar em branco. E votar nulo e votar em branco não é bom para a democracia”, revelou.

“Nosso grande desafio, portanto, é incentivar, estimular essa juventude a participar. Participar e votar livremente e que possa fazer uma boa escolha porque sem o voto livre e democrático a democracia brasileira não se consolida”, salientou.