Nota de Pesar - falecimento de José Louzeiro

icone-whatsapp
29/12/2017 17h18

NOTA DE PESAR

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do jornalista, roteirista e escritor maranhense José de Jesus Louzeiro, 85 anos, ocorrido nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro (RJ).  

José Louzeiro deixa uma imensa lacuna na literatura brasileira e um rico acervo de obras literárias, muitas delas adaptadas para o cinema. Iniciou sua carreira aos 16 anos, como estagiário no jornal O Imparcial. Aos 21 anos se transferiu para o Rio de Janeiro, onde deixou suas marcas nas redações de grandes jornais do sul do país.

Por mais de vinte anos Louzeiros atuou como repórter policial, introduzindo no Brasil o gênero literário romance-reportagem, chegando perto de 50 publicações. No cinema escreveu os diálogos do filme 'Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia', baseado no romance de sua autoria, lançado em 1976. Escreveu livros sobre casos policiais famosos, dente eles ‘Aracelli, meu Amor’, sobre o assassinato da menina Aracelli Crespo, em 1973, e outro livro sobre o assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues. 

Assinou também o roteiro de dez produções do cinema nacional, dentre elas  "Pixote, a Lei do Mais Fraco'" e "O Homem da Capa Preta".

Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa solidariza-se com os familiares e amigos de José Louzeiros, rogando a Deus o conforto necessário para superar a dor da perda. 

Deputado Othelino Neto

Presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão


Banner