Deputada estadual e enfermeira Valéria Macedo é homenageada pelo COREN/MA

Assecom/ Dep. Valéria Macedo
29/12/2017 20h37 - Atualizado em 01/01/2018 23h48

Deputada estadual e enfermeira Valéria Macedo é homenageada pelo COREN/MA

Na noite de ontem, quinta-feira (28), o Conselho de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) realizou solenidade que reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, enfermeiros técnicos e de formação superior, de São Luís e vários municípios maranhenses, para homenagear os destaques da enfermagem do Maranhão no ano de 2017.

O presidente do Coren-MA, Jhonny Marlon  Campos, abriu os trabalhos convidando os presentes a cantarem o hino dos enfermeiros. Em seu discurso de abertura, Jhonny falou da importância do evento para a união e interação da categoria, bem como do reconhecimento ao trabalho dos colegas. “Eu destaco a atuação da deputada Valéria Macedo na Assembleia Legislativa do estado", declarou.

Dentre os homenageados, a deputada e enfermeira de formação, Valéria Macedo (PDT), recebeu das mãos da enfermeira conselheira, Kheila Passos,  o prêmio "Destaque da Enfermagem Maranhense em 2017".

A HOMENAGEADA

Valéria Macedo como se sabe é enfermeira e autora do Projeto de Lei nº 159/2011, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem que atuam no Maranhão. O projeto das 30 horas foi aprovado pela AL do Maranhão, mas vetado pelo governo anterior. O veto ainda não foi apreciado na atual legislatura. O engajamento da parlamentar nas legítimas reivindicações da categoria, conferiu a ela a indicação ao prêmio, pelo Plenário do Coren-MA.

A luta dos enfermeiros maranhenses já dura mais de cinco anos, sendo retomada por iniciativa do Conselho de Enfermagem do Maranhão, apoiados pela deputada.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Maranhão (Aben-MA), Luana, disse em seu pronunciamento: "a deputada Valéria Macedo tem sido a nossa força política nas causas que levamos a ela e nos recebe com muita atenção. Quero dar a ela uma palavra de agradecimento e também o nosso apoio", ressaltou a enfermeira Luana.

Valéria Macedo também foi mencionada no discurso da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão, Ana Léia Coelho, que da mesma forma agradeceu o apoio e reforçou o chamado que a deputada fez durante a sua fala, "que a nossa categoria esqueça as individualidades e passe a pensar e agir coletivamente. Nisso está a nossa força, como foi sabiamente dito aqui, pela deputada Valéria Macedo", destacou Ana Léia.

O pronunciamento de Valéria Macedo teve tom tranquilo, porém enérgico. Além de destacar os avanços nas conquistas para a categoria no estado, entre os quais o concurso público aberto, a parlamentar encorajou o engajamento e a união dos enfermeiros nas causas da categoria.

“A nossa luta política na Assembleia vem desde 2011, quando iniciei meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa e decidi representar a minha categoria no meu estado, pois eu também sou enfermeira. Coloquei a enfermagem na agenda política do Maranhão, na Assembleia e noutros espaços institucionais. Sei que a categoria tem unidade, mas vamos também ter união e engajamento, porque a causa de um é a causa de todos. Estou muito honrada e grata aos meus colegas. Ao Coren-MA, que hoje me presta essa homenagem", enfatizou a deputada que concluiu suas palavras desejando um ano novo de muitas realizações na enfermagem do Maranhão.

ENFERMAGEM POLITIZADA

O enfermeiro pesquisador, Carlos Leonardo Cunha, premiado pelo Conselho Federal de Enfermagem (2017), falou da necessidade de politizar os enfermeiros no Maranhão,  para traçar estratégias em prol das metas. "Tenho sido reconhecido pelo trabalho que realizo através das minhas pesquisas, até no exterior, mas no meu próprio estado sinto que precisamos politizar a categoria para legitimar nossas reivindicações. Temos essa esperança na deputada Valéria Macedo", disse o jovem pesquisador.

Em setembro deste ano, uma audiência pública realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, solicitada pela deputada Valéria Macedo, trouxe o Projeto de Lei ao debate com a classe representativa da enfermagem e profissionais de vários municípios do estado, resultando em deliberações importantes, garantindo os seguintes encaminhamentos: Formação de uma comissão de mobilização e chamamento da categoria, composta por representantes de todas as regiões do estado; ativar o Fórum de luta pela jornada de 30h com a participação das entidades representativas da categoria; agendar reunião com o governador para discutir a pauta de reivindicações da categoria (jornada de 30h, piso salarial e concurso público); definição de data para apreciação do veto à Lei 159/2011.

Para a enfermeira Kheila Passos, conselheira do Coren-MA e membro do Fórum, “a homenagem é justa e digna da deputada Valéria Macedo, que é nossa representante na reivindicação das 30 horas e nos deu total apoio na reativação do Fórum. Essa foi uma decisão de todo o Plenário do Coren-MA. Queremos a sua presença também para nos ajudar empossar os novos membros do Conselho, que em breve elegeremos em nova eleição. O apoio é mútuo”, ressaltou Kheila.

A noite de homenagens terminou com um agradável baile, coquetel e jantar, em que Valéria Macedo ao lado do esposo, o advogado Marco Aurélio Gonzaga, confraternizou-se com os colegas enfermeiros do Maranhão e recebeu demonstrações de carinho e apoio.