Famem e Prefeitura de São Luís divulgam notas sobre a morte de Humberto

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
02/01/2018 09h19

Famem e Prefeitura de São Luís divulgam notas sobre a morte de Humberto

A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e a Prefeitura de São Luís divulgaram notas manifestando profundo pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho.

O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, lamentou nesta terça-feira (2) o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho. Tema, que também é prefeito do município de Tuntum, disse que não são apenas ele e a família do presidente da Assembleia Legislativa que estão de luto, mas todo o Maranhão.

“O meu amigo, o meu companheiro Humberto Coutinho deixa um grande legado para as gerações futuras do nosso Estado. Foi um grande e autêntico líder, um homem leal aos seus ideais, cumpridor de suas palavras e que, por todos os seus predicados, era extremamente respeitado, tanto pelos amigos como pelos adversários”, ressaltou Cleomar Tema.

Ele acrescentou que junto com Humberto Coutinho esteve “nas trincheiras de luta por vários anos.  Aprendi muito com o Humberto Coutinho, recebi muitas orientações dele e posso assegurar que foi um homem, um político e um pai de família extraordinário”, frisou.

Tema assinalou que tanto a Famem, cujo prédio leva o nome do político falecido, como o município de Tuntum, estão de luto oficial por três dias.

“Inauguramos a nova sede da Famem, a Casa do Municipalismo Humberto Coutinho, em homenagem a este grande líder, que foi prefeito de Caxias por dois mandatos e que foi eleito duas vezes presidente da Assembleia Legislativa, mas que não teve a oportunidade de assumir o segundo mandato, pelo chamado de Deus”, disse Tema ao afirmar que o Maranhão jamais esquecerá os ensinamentos daquele que ele considera um dos maiores políticos maranhenses.

“Ele deixa uma história  de lutas, de ousadia e de conquistas, ao lado da esposa, a ex-deputada Cleide Coutinho”, frisou.

NOTA DE PESAR FAMEM

O presidente Cleomar Tema e toda diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) lamentam, com profundo pesar, o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, fato, este, ocorrido na noite de segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2018, no município de Caxias.

Humberto Coutinho foi e sempre será referência na militância municipalista do estado do Maranhão; seja na condição de prefeito de Caxias, cidade que ele administrou por dois mandatos; seja pela sua trajetória de político que sempre defendeu o fortalecimento dos municípios.

Humberto Coutinho ficará guardado na memória de todos os prefeitos e prefeitas maranhenses. Seu nome e seu espírito de estadista continuarão honrando as lutas da Famem, cuja sede nova, inaugurada no mês passado, recebeu o nome de Casa do Municipalismo Humberto Coutinho. À família e amigos, nossos sinceros sentimentos.

Ao povo do Maranhão, homenagearemos, sempre, a memória de um homem íntegro; político fiel as suas convicções; e que sempre lutou e trabalhou pelo progresso de nosso estado.

Cleomar Tema, prefeito de Tuntum e presidente da Famem

Em nota, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), decretou sete dias de luto oficial.

NOTA

“A Prefeitura de São Luís decreta luto oficial de 7 (sete) dias pela morte do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), ocorrida na noite desta segunda-feira (1°), aos 71 anos, decorrente de complicações de um câncer.

Médico, natural do município de Matões, Leste Maranhense, Humberto Coutinho se notabilizou no estado como político, tendo exercido os cargos de vereador e prefeito da cidade de Caxias por dois mandatos e mais quatro mandatos de deputado estadual. Foi eleito por dois biênios para a Presidência da Assembleia Legislativa e também assumiu interinamente o Governo do Estado, em 2016. Toda sua trajetória pública foi pautada em defesa dos interesses do povo maranhense.

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior e família receberam com pesar a notícia da perda do ilustre maranhense e se solidarizam com a esposa, Cleide Coutinho, filhos, netos, demais familiares, amigos e admiradores, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de dor”.