A pedido de Roberto Costa, secretário de Educação mantém escola José Giorceli Costa, na Madre Deus

Ribamar Santana / Agência Assembleia
25/01/2018 09h02 - Atualizado em 25/01/2018 09h49

O deputado Roberto Costa (PMDB) e o Secretário de Estado de Educação (SEDUC), Felipe Camarão, participaram, na tarde-noite desta quarta-feira (24), de uma reunião com a comunidade escolar da Unidade Integrada José Giorceli Costa, localizada, no bairro da Madre Deus. Professores, servidores, pais de alunos e técnicos da SEDUC participaram do evento, que decidiu pelo funcionamento dessa escola no mesmo local ainda este ano, mas com possibilidade de, futuramente, ser transferida para a escola Sousândrade, localizada no bairro do Lira.

O secretário Felipe Camarão abriu a reunião informando que o Sistema S, intermediado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), está solicitando a devolução do prédio onde há muitos anos funciona a escola José Giorceli Costa, que pertence ao Serviço Social da Indústria (SESI). “Estamos buscando uma solução jurídica para o problema. Não queremos tomar uma decisão de cima para baixo, sem ouvir a comunidade. Este ano ainda vamos manter o funcionamento da escola aqui, mas não podemos garantir que continue funcionando no mesmo local”, esclareceu.

REJEIÇÃO DA COMUNIDADE À TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA

A escola José Giorceli, que é mantida pelo Governo do Estado, embora funcione com o Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde, e EJA, no turno da noite, conta com mais de 400 alunos da comunidade da Madre Deus, bairros adjacentes e da área Itaqui Bacanga. “Se for mantida a decisão de transferir a escola Giorceli para a escola Sousândrade, vou pedir a transferência de minhas filhas. Não vou deixar elas correrem risco de sofrer violência na escola Sousândrade, que está localizada numa área de alto risco”, declarou preocupado Paulo Ramos Almeida Júnior, pai e morador do bairro Sá Viana.

“A escola José Giorceli é uma escola tradicional dessa comunidade e não pode deixar de funcionar. Tenho netos que estudam aqui. Não tenho nada contra a comunidade do Lira, onde fica a escola Sousândrade, mas não posso aceitar colocar a integridade dos meus netos em risco”, argumentou o avô Jonald José da Silva, morador da Madre Deus.

Para a professora Fátima Maria de Sousa, moradora da comunidade da Madre Deus, com 44 anos de Magistério, deve-se procurar de todas as formas encontrar uma solução para manter funcionando a escola Giorceli Costa. “Minha avó foi diretora dessa escola. O deputado Roberto Costa foi meu aluno nessa escola. Essa escola serve a comunidade Madre Deus e outras comunidades vizinhas. Precisamos dessa escola”, assinalou.

A gestora geral da Unidade Integrada José Giorceli Costa, Maria de Jesus Lindoso, lembrou que, há 5 anos atrás, aconteceu a transferência da escola para a escola Sousândrade, mas não durou muito tempo devido à resistência da comunidade. “Esperamos que, dialogando com todos os interessados, possamos chegar a uma solução que mantenha o funcionamento da escola neste prédio, que tem um valor sentimental muito grande para nossa comunidade”, defendeu.

AVALIAÇÃO DO DEPUTADO E DO SECRETÁRIO

O deputado Roberto Costa elogiou o secretário Felipe Camarão pela postura de dialogar com a comunidade escolar e pela decisão de manter a escola Giorceli Costa funcionando no mesmo local ainda este ano. “Temos que manter conversações com todos os envolvidos no problema dessa escola e encontrar uma solução que atenda aos anseios da comunidade escolar. É preciso, também, que a comunidade escolar se prepare para o caso de ter mesmo que acontecer a transferência. O importante é que a escola vai funcionar este ano”, acentuou.

Felipe Camarão agradeceu e parabenizou o deputado Roberto Costa pela preocupação em manter o funcionamento da escola e reconheceu que a Assembleia pode contribuir muito para encontrar uma solução definitiva para o problema. “O importante é mantermos as conversações com todos diretamente interessados na solução do problema. Haveremos de encontrar uma maneira de resolver esse problema que seja boa para todos”, frisou.

Por fim, o secretário de Educação informou que devido à necessidade de fazer reparos na estrutura física da escola José Giorceli Costa, as aulas nessa unidade de ensino, só vão poder iniciar após o Carnaval, enquanto que nas demais iniciam na próxima semana.