Deputados prestigiam inauguração do Restaurante Popular de Vargem Grande

Jéssica Barros / Agência Assembleia
26/01/2018 10h39 - Atualizado em 26/01/2018 10h51

Deputados prestigiam inauguração do Restaurante Popular de Vargem Grande

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), e o deputado Fábio Braga (SD) participaram, na manhã desta quinta-feira (25), da inauguração do Restaurante Popular, batizado de Maria Marcelina Martins Bezerra da Silva, no município de Vargem Grande, que servirá até mil refeições por dia, no valor de dois reais.

O prédio, construído pela Prefeitura e que será mantido pelo Governo, é o maior e mais estruturado dentre os 21 já inaugurados em todo o Maranhão. Othelino elogiou o esforço entre os poderes. “Oferecer comida barata e de qualidade para a população de Vargem Grande é um sonho antigo do prefeito. Hoje, temos a satisfação de ter esse desejo realizado e isto não seria possível se não houvesse a parceria com o Estado. A palavra-chave desta conquista é parceria”, enfatizou.

O deputado Fábio Braga disse que o equipamento tem um caráter social, pronto para ajudar, principalmente, famílias que ainda são de baixa renda. “O Brasil vem passando por tanta crise, tantos problemas, e a população mais carente, infelizmente, ainda é a mais afetada. Então, esse benefício chega a nossa cidade em momento propício. É uma comida de qualidade com um valor simbólico e eu tenho certeza que vai amparar muita gente que precisa”, pontuou.

De iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Restaurante Popular integra a política de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Maranhão e tem como objetivo combater a fome, proporcionando, com um valor acessível das refeições, a dignidade à população em situação de vulnerabilidade social.

“Está comprovado que, além de fornecermos segurança alimentar, estamos melhorando a renda da população. Fizemos um levantamento, recentemente, com usuários desses equipamentos e concluímos que 90% deles melhoraram suas rendas”, afirmou o secretário da pasta, Neto Evangelista.

O governador Flávio Dino ( PC do B),que também prestigiou a inauguração, falou da importância dos restaurantes para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. “Famílias, que têm insegurança alimentar, serão ajudadas com alimentação saudável e de qualidade. Tudo de forma subsidiada, ou seja, eles pagam o valor simbólico de 2 reais e o governo complementa com 6 reais”, esclareceu.

Mais benefícios

Além da inauguração do Restaurante Popular, kits de irrigação foram distribuídos para as comunidades Vila Ribeiro e Canto dos Bois. A pavimentação asfáltica da MA 020, que liga os municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues também foi entregue a população local.

Deputados vistoriaram ainda a construção da obra do Núcleo de Educação Integral de Vargem Grande. A estrutura com salas, quadra esportiva e ginásio vai beneficiar estudantes da região. A obra, que teve início em fevereiro do ano passado, está prevista para ser entregue em março de 2018.

Na ocasião, o presidente da Assembleia também foi verificar o novo asfaltamento das ruas da cidade, fruto de uma emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 1 milhão.