Bira cumprimenta Murilo Santos pelo lançamento do filme "Em busca do bem viver"

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
01/02/2018 18h06 - Atualizado em 01/02/2018 18h16

Bira cumprimenta Murilo Santos pelo lançamento do filme "Em busca do bem viver"
Foto original

Na noite desta quarta-feira (31), foi lançado no Cine Praia Grande o documentário "Em busca do bem viver", do cineasta Murilo Santos. O filme aborda os conflitos fundiários, agrários e ambientais contemporâneos do Maranhão, destacando as lutas de resistência daqueles que se opõem ao atual modelo de desenvolvimento.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) esteve no evento e destacou que a iniciativa retrata uma realidade difícil enfrentada pelas comunidades e povos tradicionais, mas traz também uma mensagem de esperança.

“A esperança de que a gente continue a luta pelo bem viver com uma perspectiva diferente de sociedade. Parabéns ao Murilo Santos e todos aqueles que contribuíram na produção desse documentário importante, que ajuda na conscientização do nosso povo, a embalar as lutas por tempos melhores para o povo do Maranhão e do Brasil”, frisou.

Murilo Santos afirmou que foi uma satisfação enorme para ele percorrer o Maranhão em 2015 e 2016 para fazer o documentário a pedido das pastorais. “Uma satisfação também porque pude fazer um trabalho com a direção, vamos dizer assim, de um conjunto de pessoas de vários municípios e regiões percorridas”, disse.

Ele classificou o trabalho como uma oportunidade importantíssima para ele, como documentarista, e destacou a beleza de produzir um filme onde as comunidades estão tão bem articuladas, como se o roteiro estivesse pronto antes mesmo da chegada das câmeras.“É um trabalho que a gente não pode dizer que o cineasta foi buscar realidades como algo difícil de encontrar, porque essas comunidades estão articuladas e à medida que o cineasta entra nessa rede, observa que elas estão frequentemente se reunindo. Então, o roteiro já está pronto muito antes da chegada da câmera”, acrescentou.

O documentário tem roteiro, edição e direção do cineasta maranhense. Foi produzido pela Coordenação Estadual das Pastorais Sociais do Maranhão em parceria com o Regional CNBB Ne 5.


Banner